No 6º, 7º e 8º semestres, o conjunto de conhecimentos, de habilidades e de atitudes desenvolvido ao longo do curso tem um espaço privilegiado para ser materializado: o projeto de conclusão de curso, denominado PGE – Projeto de Graduação ESPM. Nesse momento, mais uma vez, o estudante será convocado a exercer sua autonomia para a escolha de uma das três modalidades de trabalho:
Pode ser definido como um trabalho analítico e propositivo para uma empresa existente, abrangendo a contextualização macro e micro ambiental, ambiente interno, desenvolvimento de diagnóstico e prognóstico e a elaboração de uma proposta completa para solução do problema encontrado, incluindo proposta de investimentos e plano de mídia, bem como métricas, análises financeiras e proposições criativas.
Trata-se de um trabalho de conceituação e formatação de negócio, abrangendo a contextualização macro e micro ambiental, identificação e caracterização de oportunidades, modelagem estratégica, formulação de modelo empresarial, com ênfase a marketing e comunicação.
Caracteriza-se como um projeto teórico de investigação sobre um tema relacionado à comunicação, ao marketing e/ou ao consumo, abrangendo a constituição de referenciais e sistema de interpretação teórica, estudo de caso e formulações consequentes de exploração teórica e prática do tema.
Todos os Projetos contam com dedicação de Orientadores que compõem a expressão máxima da experiência didática e profissional do quadro de professores da ESPM e são realizados em grupos.