Equipe Pedagógica

O Curso de Comunicação e Publicidade da ESPM São Paulo conta com 92 professores, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Roberto Ferreira Cunha.


ALEXANDRE RIPAMONTI

Professor de Finanças da ESPM. Pós-Doutor em Administração de Empresas, Finanças, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA-USP (2013). Doutor em Administração de Empresas, Finanças Estratégicas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Mogi das Cruzes (1992). Tem experiência nas áreas de econometria e finanças corporativas, principalmente com os temas de Estrutura de Capital, Precificação de Ativos, Assimetria de Informação, Cointegração e Marketing-Finance Interface.

http://lattes.cnpq.br/9872659204445371


ALEXANDRE SANTAELLA BRAGA

Bacharel em Comunicação com habilitação em Publicidade pela PUC-SP, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.  Professor do ensino superior desde 2002, também atua há mais de 27 anos como designer gráfico e digital. Docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM-SP, desde 2015 onde é professor R.T.I. no curso de Comunicação e Publicidade.

http://lattes.cnpq.br/2620123422980018


ANA CRISTINA OLIVEIRA LOBO

Mestre em produção jornalística e mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2020) com a dissertação “Jornalismo em vídeo para jovens, o caso da BBC News Brasil no YouTube”. Bacharel em Comunicação Social pela PUC-SP (1989). Tem experiência nas áreas de comunicação e artes, com ênfase em produção audiovisual, entretenimento, cultura jovem e música. Foi diretora de programação e produção da MTV Brasil.

http://lattes.cnpq.br/9911155242991873


ANA CRISTINA PUGLIA DUQUE ESTRADA

Doutora no Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional, na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo e graduação em Comunicação Social, ambos Escola Superior de Propaganda e Marketing.Executiva com mais de 20 anos de experiência em planejamento estratégico, construção de marcas, gestão de produtos e serviços, em empresas como: Cetelem, Credicard, GE Capital e Wyeth-Whitehall. Consultora desde 2011, com projetos de planejamento em Marketing para AonHewitt, Citibank, Contax, Credicard, Divena (Mercedes-Benz), MasterCard, Multilaser, Nestlé, Odebrecht e Roche, entre outras. Professora de Branding na ESPM desde 2015.

http://lattes.cnpq.br/7378713305188881


ANA ENESIA SAMPAIO MACHADO

Professora da graduação e monitora acadêmica da pós-graduação na ESPM. Graduada em Matemática pelo IME/USP e mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Técnica em teatro e pós-graduada em dramaturgia pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena.

http://lattes.cnpq.br/8670810399488254

https://www.linkedin.com/in/ana-machado-36399b23/


ANDRE INSARDI

Mestre em Comportamento do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2019), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas EAESP (2013) e graduado no curso Sistemas de Informação FATEC (2008). É professor do curso de graduação de Sistemas de Informação da ESPM desde 2014 e dos programas de MBA em Big data e Inteligência Artificial da ESPM e FIAP, onde ministra disciplinas ligadas a Banco de Dados, Python, Lachine Learn, Redes Neurais, I.A. e Big Data. É CTO da Khipo IA empresa de consultoria de tecnologia que atende Sky, TOTVS, Orlando City entre outros. Foi pesquisador de Business Intelligence do GVcepe – Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV. Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4250006583364219


ANDREY ALBUQUERQUE MENDONCA

Possui graduação em Publicidade e Propaganda (1998), mestrado em Teologia Sistemática (2007), mestrado em Filosofia da Religião pela PUC-SP (2011). Exerce a docência a quinze anos e, desde 2013 é Professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, onde leciona disciplinas na área de Filosofia, Ética, Consumo e Religião, Humanidades Digitais e Mercado dos Afetos, é Supervisor dos Projetos de Graduação e Membro do Núcleo Docente Estruturante da Graduação em Ciências do Consumo.

http://lattes.cnpq.br/3752326870453775


ANTONIO CARLOS RABADAN CIMADEVILA

Designer, produtor de moda, cenógrafo e figurinista, Antonio Rabàdan recebeu diversas vezes ao longo de sua carreira, os prêmios Açorianos e Tibicuera de Teatro, incluindo recentemente, Mario Rui Gonçalves Internacional pelo figurino do espetáculo Vanessa Quer Voar em Portugal. Na área da moda, trabalha em produção de desfiles e eventos, editoriais em revistas e campanhas fotográficas, sempre trazendo um olhar mais artístico para este universo. Graduado em tecnólogo em moda e estilo pela UCS, Bacharel em moda pela UCS. Pós-Graduado em negócios e marketing de luxo contemporâneo pela ESPM-SP, Mestre em Artes Visuais pela FASM, Doutor em Design Estratégico pela UNISINOS. Atualmente professor de Design na ESPM São Paulo. Website: www.antoniorabadan.com

http://lattes.cnpq.br/8132947271167305


CAIO FAVERO MARCHI

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2010) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é professor das disciplinas Negócios no Ambiente Digital, PGE II e PGE III e supervisor dos departamentos de PGE e de Comunicação e Artes na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – SP). Áreas de Interesse: comunicação, consumo, publicidade, marketing, cibercultura, vigilância, monitoramento e Design with Intent.

http://lattes.cnpq.br/8104613026508927


CARLOS FREDERICO LUCIO

Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Unicamp). Mestre em Antropologia Social pela Unicamp (1996), área de Etnologia Indígena. Bacharel Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e créditos complementares na graduação em Ciências Sociais pela Unicamp. Atualmente é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde também é Coordenador Docente da Agência de Voluntariado Universitário (ESPM SOCIAL).
É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (CEP/FCF-USP). Co-autor de “Sociologia das Organizações: conceitos, relatos e casos” (São Paulo, Cengage Learning, 2018). Produtor e apresentador do podcast “Antropocast: navegando pela Antropologia”.

http://lattes.cnpq.br/3044493777933940


CARLOS MURILO TRINDADE MORENO


CLAUS BAU

Graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (1992) e possui um Mestrado em Sustentabilidade também pela EAESP/FGV (2018). Com uma ampla experiência em desenvolvimento de pessoas, organizações e cultura em grandes organizações industriais e de tecnologia e em uma consultoria internacional, no Brasil e no exterior, ele trabalha desde 2016 na escola de inovação sueca Hyper Island. Professor da ESPM nas disciplinas Espaço Maker e Sustentabilidade e Cidadania, Claus é um especialista em metodologias ativas e processos colaborativos.
Lattes:

http://lattes.cnpq.br/2468443805744245


CELSO ALVES CRUZ

Dramaturgo e Diretor Teatral. Publicitário. Terapeuta Bioenergético.Doutor em Artes pela ECA-USP, onde também realizou graduação, mestrado e pós-doutorado. Especialista em dança na Técnica Klauss Vianna pela PUC. Tem MBA em Gestão Escolar pela ESALQ-USP. Formado em Terapia Bioenergética pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. Tem mais de 35 anos de experiência no mercado de Criação Publicitária, atuando em grandes empresas de comunicação, como a Editora Abril. É professor da ESPM desde 2001.Realizou mais de uma centena de espetáculos no Brasil e em Portugal. Ganhou o concurso de Montagens Teatrais do Centro de Cultura Judaica de São Paulo. Participou da primeira semana de Dramaturgia Brasileira no Royal Court Theater, em Londres, com apoio do British Council.Tem livro publicados e participou da antologia Paixão por São Paulo, reunindo poetas com foco em temas da cidade.  Na ESPM, atua especialmente nos cursos de CP e Design. Também ministra Life Labs e disciplinas eletivas. De Linguagem e Comunicação a Cenas Midiáticas, de Apresentação de Ideias e Projetos a Comunicação Não-Violenta. Também orienta projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. É o responsável em São Paulo pelo PAPO, programa de acolhimento e aconselhamento da ESPM, e pela MENTORIA, que recebe os calouros da escola. É apaixonado pela criação, pelo Teatro e, sobretudo, pelas relações humanas. E-mail: [email protected] E-mail: [email protected]

http://www.linkedin.com/in/celso-cruz-a9572a1b8

http://lattes.cnpq.br/9827230984190110


CRISTIANO DO AMARAL

Doutor e Mestre em Estratégias de Marketing pela FGV-EAESP e graduado em Publicidade pela ESPM. Atualmente, além de atuar como professor de marketing, sou diretor acadêmico na ESPM. Possuo 15 anos de experiência executiva, atuando em cargos de liderança na área de gerência de produtos e Marketing em empresas multinacionais do segmento de bens de consumo.

http://lattes.cnpq.br/9957375020131761


DENISE FABRETTI

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ministra aulas nos cursos de Especialização da Escola Superior de Advocacia da OABSP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público- Direito Tributário e Direitos Especiais-Ética e Legislação Publicitária. Direito Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: direito tributário, planejamento tributário, teoria geral do direito, legislação comercial e societária, direito de empresa, legislação publicitária, direito do consumidor, direito e internet. Consultora jurídica na área de legislação especial: comunicação, marketing e propaganda. Consultora jurídica na área fiscal e tributária. No curso de Design da ESPM, ministra a disciplina Ética e legislação.

http://lattes.cnpq.br/3341546411707114


DENISE MARIA COGO

Possui graduação em Jornalismo na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação na USP (Universidade de São Paulo). Realizou estágio de pós-doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, onde coordena o grupo de pesquisa Deslocar.
É Pesquisadora Produtividade nível 1C do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pesquisadora associada do Instituto de la Comunicación da Universidad Autónoma de Barcelona, onde integra a Cátedra Unesco de Comunicación. Pesquisa temas relacionados ao consumo, tecnologias digitais, transnacionalismo, migrações e refúgio.


EDUARDO BENZATTI DO CARMO

Possui Graduação em Sociologia e Política (1988) e Especialização (1990) em Antropologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Mestrado (1997), Doutorado (2004) e Pós-Doutorado (2011) em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente sou Professor Doutor (na graduação e pós-graduação) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) – além de ministrar cursos eventuais em pós-graduações de outras instituições de ensino superior da cidade de São Paulo (UNIP, UNIFAI). Tenho experiência na área de Antropologia, atuando como pesquisador principalmente nos seguintes temas: Antropologia Urbana; Antropologia e Psicanálise; Mito e Religião; Educação e Pensamento Complexo; Literatura e a Cidade de São Paulo (em especial, a Vida e Obra do Escritor António de Alcântara Machado). Faz parte do COMPLEXUS – Núcleo de Estudos da Complexidade, organizado e dirigido pelo Prof. Dr. Edgard de Assis Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que, dentre outras atividades, estuda e divulga a obra e o pensamento de Edgar Morin. Sou membro da Comissão Acadêmica e Pedagógica da IOV (Organização Internacional de Arte e Cultura Popular) – Secção Brasil. Também tenho formação na área de Psicanálise pelo CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo -, onde conclui o Curso de Formação em Psicanálise; atualmente continuo realizando meus estudos na área no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Atuo como Psicanalista na cidade de São Paulo. Possuo artigos (relacionados às áreas de Educação, Antropologia e Psicanálise) publicados em vários sites e blogs.

http://lattes.cnpq.br/9124440071936150


EDUARDO MANENTE BATISTA

Professor na ESPM. Mestre em comunicação e consumo pela ESPM (2016), especializado em direção de arte pela Miami Ad School (2012) e graduado em design gráfico pelo SENAC (2008). Também é responsável pela área de criação do Arenas, a agência experimental de comunicação ? onde orienta alunos na criação de campanhas publicitárias e projetos experimentais.

http://lattes.cnpq.br/5329941579509501


EDSON CRESCITELLI

Professor pesquisador da ESPM e FEA USP. Possui Pós-doutorado em Marketing pela Chapman Graduate School of Business / Flórida International University – FIU, Doutorado em Marketing pela FEA-USP, Especialização em business management pela Robert Anderson Graduate School of Management / University of New México, Mestrado em Administração pela PUC-SP, Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado.

https://www.linkedin.com/in/edson-crescitelli-1139a958/

http://lattes.cnpq.br/7652151522272485


ERIC DE CARVALHO

Atualmente é supervisor do Arenas/ESPM e leciona também nos cursos de publicidade da ESPM, pesquisando, principalmente, os temas de: marcas, consumo, cultura, comunicação digital, identidade e publicidade.

http://lattes.cnpq.br/9515475067991811


FABIO AUGUSTO RODRIGUES PEREIRA

Graduado em Comunicação Social – USJT, Pós-Graduado em Criação Visual e Internet – USJT, MBA – Gestão Estratégica de Negócios – Uniderp, MBA – Gestão da Tecnologia da Informação – Uniderp, Mestre em Comportamento do Consumidor – ESPM, Doutorando – Marketing Internacional – ESPM. Com mais de 23 anos de experiência no mercado audiovisual, atuou em renomadas empresas de mídia e educação como TV SBT na gestão de produção, edição, jornalismo, reality shows e pós-produção de mídia; Webedia Brasil na direção de Broadcast e efeitos visuais para eventos, ativações e ações de mídia; Kroton educacional como gestor de produção audiovisual e projetos para aulas EAD/presencial. Esteve à frente de projetos executivos e operações complexas, abrangendo desde TI até a indústria de Broadcast TV, Cinema, jornalismo, Streaming, Educação à distância e eSports-Gaming. Cada setor trouxe consigo suas particularidades e exigências específicas, o que permitiu adquirir uma compreensão profunda das nuances de cada área e se adaptar rapidamente a novos contextos e estar próximo das equipes e alunos. Participou de pesquisas que exploravam o conteúdo audiovisual em campeonatos de jogos eletrônicos e seu consumo por fãs e jogadores eventuais. Atualmente pesquisa os desafios do marketing e comunicação no mercado de jogos eletrônicos independentes no território nacional e sua intersecção com o audiovisual. É coordenador do centro de experimentação multimídia (CEM) na ESPM São Paulo e também faz parte do corpo docente da instituição para o curso de Comunicação e Publicidade. Integrante do corpo diretivo da Associação de OTTs Streaming Brasil (ABOTTs) responsável por mídia e entretenimento. E-mail [email protected]

https://lattes.cnpq.br/3513962419880218

http://www.linkedin.com/in/fabioarpereira


FABIO FERRERO

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Guarulhos – UNG (1985), mestre em Design e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP (2007) e especialista em Técnico Mecânico – ênfase em Design de Automóveis – FUNDATECNIC (1993). Técnico em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (1981). Arquiteto e designer sênior do estúdio TANNURI FERRERO arquitetura, design e consultoria. Desde 2013 professor adjunto na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM no curso de Design nas disciplinas de Desenho técnico, Linguagem Visual, Sketch e Criatividade. Desde 2024 no curso de Comunicação e Publicidade na disciplina de Creative Arts e Design. Entre os anos de 2012 e 2020 professor na FIAM FAAM no curso de design nas disciplinas de desenho, materiais, métodos de projeto, protótipos. De 2012 a 2017 professor adjunto na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP no curso de Arquitetura e Urbanismo na disciplina de desenho geométrico e técnico.  Entre 1998 e 2016 professor adjunto do curso de design da FAAP nas disciplinas de sketch 1, 2, 3 e 4. Entre 2009 e 2011 coordenador e professor de laboratório da forma do curso de extensão Design da Mobilidade da FAAP. Membro do júri do Prêmio Museu da Casa Brasileira em 2010, 2011, 2012, 2013, 2017 e 2018 nas categorias design de produto e trabalhos escritos. Tem experiência na área de Design, Criatividade, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho técnico e geométrico, sketch para design, desenho arquitetônico, expressivo e de observação, criatividade, design gráfico, design de produto, comunicação visual, Design Thinking, ilustração e projeto de produto em design, materiais em design e materiais e sistemas construtivos em arquitetura.

http://lattes.cnpq.br/4834085179359347


GABRIELA MACHADO RAMOS DE ALMEIDA

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS), com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM-UFBA). Integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), na gestão 2019-2021, e coordena o Grupo de Pesquisa Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Faz parte também da Latin American Studies Association (LASA) e da rede de pesquisadores e artistas Radical Film Network (RFN). É autora do livro “O ensaio fílmico ou o cinema à deriva” (Ed. Alameda, 2018) e co-organizadora da coletânea “Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas” (Ed. Appris, 2019). Atua na área de Comunicação, principalmente nos seguintes temas: audiovisual, estéticas da Comunicação e consumo; estética e política; estudos visuais.

http://lattes.cnpq.br/7975111935945848


GILSON DIAS PEDROZA

Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo – PPGCOM-ESPM. É especialista em Educação no Ensino Superior pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – FFLCH. Fotógrafo e professor de fotografia, com ênfase em ensino de fotografia de expressão pessoal e documental, principalmente nos cursos de publicidade, audiovisual e jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem fotográfica (técnica e estética), história da fotografia, questões urbanas e antropologia visual . Atualmente faz parte do MNEMON – Grupo de pesquisa em memória – Memórias do futuro, códigos e consumos: teatralidades steams, textos e espaços (Chamadas Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas MCTIC/CNPq Nº 28/2018), sendo ambos coordenados pela Profª Drª Mônica Rebecca Ferrari Nunes.

http://lattes.cnpq.br/2795527252058269


GISELA GRANGEIRO DA SILVA CASTRO

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, pós doutorado em Sociologia no Goldsmiths College, University of London, com supervisão de Mike Featherstone e bolsa Fapesp. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo. Graduação em Psicologia (UFRJ,1980), Complementação Pedagógica (Universidade Santa Úrsula, 1984), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ, 1998, 2003). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado acadêmicos) em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo; tendo exercido o cargo de Coordenadora (2009 a 2011) e Coordenadora Adjunta (2006 a 2008). Editora da revista científica Comunicação, Mìdia e Consumo. Líder do Conex.lab – Grupo CNPq/ESPM de Pesquisa em Comunicação, Consumo, Subjetividade e Sociabilidade. Coordena o GT Comunicação, Consumo e Subjetividade no COMUNICON – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo e integra a coordenação colegiada da DTI 5 – Comunicação e Identidades Culturais no Congresso Ibercom; Membro da Diretoria da COMPÓS (gestão 2017-2019) e da ASSIBERCOM (Associação Iberoamericana de Comunicação, gestão 2015-2019); associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Latinoamericana de Investigadores em Comunicação (ALAIC). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia e consumo, produção de subjetividades, modos de sociabilidade, cibercultura, entretenimento, envelhecimento, longevidade, etarismo, o coaching midiático das subjetividades.

http://lattes.cnpq.br/3110538732969465


HAN NA KIM

Bacharel (1997), Mestre (2003) e Doutora (2008) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas. Desde 2005, é professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing, já tendo lecionado, também, na FEI Unid. São Bernardo. A partir de janeiro de 2021, atua como coordenadora do NENA (Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos) na ESPM. É profissional de Administração, com foco em Recursos Humanos, tendo exercido cargo gerencial na multinacional sul-coreana Samsung Eletrônica, onde atuou de 2000 a 2013. Atualmente, trabalha como consultora para empresas do mercado nacional, na empresa B88, uma consultoria especializada em pequenas e médias empresas, startups e negócios familiares. É empreendedora também e possui a sua empresa, de consultoria e tradução para empresas sul-coreanas, fundada em 2003.

http://lattes.cnpq.br/8538924626441754


HELDER HADDAD CARNEIRO DA SILVA

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Gestão Internacional pela ESPM/SP, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em comunicação com o mercado pela ESPM/SP e graduado em Comunicação Social pela ESPM/SP. Atualmente é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, sócio-diretor do Share Marketing Group – SMG, professor do Instituto Maua de Tecnologia e professor da Fundação Getulio Vargas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor.

http://lattes.cnpq.br/8669904814614190


HENRIQUE SOBRAL

Graduado em Desenho Industrial – Programação Visual (2003), mestre em Educação, Arte e História da Cultura (2006), ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), das disciplinas Modelagem 3D no curso de Design e do curso de Tech.  Lead 3D Artist na Zoan Oy, Finlândia.

http://lattes.cnpq.br/5460421685979321


IVAN AKIO ITOCAZO SOIDA

Doutorando em Administração (Gestão da Inovação) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da ESPM (PPGA-ESPM); Mestre em Economia e Finanças (Macroeconomia Aplicada) pelo Instituto de Ensino e pesquisa (Insper-SP) e Bacharel em Comunicação Social (Editoração) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Grande experiência lecionando em cursos pré-vestibulares (CPV e Poliedro). Colaborador Acadêmico do Grupo de Pesquisa em Mapas Conceituais da USP (GPMC-USP). Atualmente, é Professor da graduação na ESPM-SP, nas disciplinas de Análise de Dados.

http://lattes.cnpq.br/3664155480787996


JANE DE FREITAS MISSENO MUNDEL

Publicitária. Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM, Pós-Graduada (MBA) em Ciências do Consumo Aplicadas e Graduada em Comunicação Social (Propaganda & Marketing) pela ESPM,  especialização em Marketing de Relacionamento pela ABEMD e extensão acadêmica em Intercultural Communication pela Reed College – Portland, OR USA e Teacher Professional Development pela Full Sail University, FL USA.  Com mais de 25 anos de experiência no mercado de Propaganda e Comunicação, sua formação profissional foi construída com atuação em agências de grande e médio porte, nas áreas de atendimento e planejamento a contas dos mais diversos setores – nacionais e internacionais. Seu histórico inclui passagens pelas seguintes agências: Lowe Brasil, Publicis Brasil, QG Comunicação – Grupo Talent; e AgênciaTriade/DPZ. Em sua carteira de clientes constam relacionamentos de longo prazo como: Nestlé Purina; P&G – Linha Vick; J&J; Sadia; Nissan do Brasil; Directv/Sky, Fininvest; Banco Chase (atual JP Morgan); MSC Cruzeiros; British Airways; Kerococo; Editora Símbolo; Sebrae; Universidade Anhembi Morumbi; AGF Seguros; Embratur, entre outras. Apaixonada por relações humanas que possam construir, criar impacto e gerar transformações individuais – e no entorno – por meio da educação e da colaboração. Seu propósito de vida e profissional está voltado a fazer a diferença ajudando e empoderando as pessoas a se desenvolverem e atingirem o seu melhor. Atualmente é Head de Marketing e Inteligência de Mercado na ESPM, em nível nacional, além de também fazer parte do corpo docente da instituição ocupando a cadeira de Práticas da Comunicação (Mentoria para o Mercado, Mkt Relacionamento) para o curso de graduação em Comunicação e Publicidade. Faz parte de diversos grupos de mulheres líderes, tendo participado do board organizador do Prêmio Rise and Raise Others da ONU Mulheres USA. É, também, coautora do livro Laboratório do Sensível, do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Arte do PPGCOM-ESPM e do Best Seller Uma sobe e Puxa a Outra – Histórias reais para impulsionar mulheres, ed. Literare, com publicação internacional Rise and Raise Others. [email protected] [email protected]

http://lattes.cnpq.br/0563252530930409

http://linkedin.com/in/janedefreitas/


JOAO CARLOS GONCALVES

Graduado em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), graduação em Ciências Econômicas – Faculdades Metropolitanas Unidas (1982), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor RTI e Supervisor de Projetos Acadêmicos da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em Linguagem e Comunicação e Semiótica. No curso de Design, leciona a disciplina História da Arte e está a frente de vários projetos, como o grupo de estudos das Bienais, em colaboração com a Fundação Bienal de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/9286012380810293


JOÃO LUIS ANZANELLO CARRASCOZA

É graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes (1983), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde é professor da disciplina Redação Publicitária desde 1990. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) sobre a interface publicidade e literatura.

Comunicação é a sua área de investigação, com ênfase nos processos retóricos e análise do discurso da publicidade. Escritor, vem publicando coletâneas de contos e romances, além de obras para crianças e jovens, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país: Jabuti, Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Associação Paulista dos Críticos de Arte.

http://lattes.cnpq.br/6452672613600277


JOÃO MANOEL MARUJO OLIVER


JOÃO MANOEL QUADROS BARROS

Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1993) e mestrado em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Atualmente é professor aulista da Escola Superior de Propaganda e Marketing ( ESPM ) e da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP ). Desenvolvedor de Softwares educativos e de entretenimento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: interatividade, internet, arquitetura de informação, comunicação e marketing. Presta consultoria nas áreas de presença digital e maturidade digital / Sistemas de Informação e Marketing Digital.

http://lattes.cnpq.br/4862532860809283


JORGE LUIZ SURIAN

Mestrado em Administração (2001) e graduado em Engenharia Mecânica de Produção (1984). Professor da FIAP. Consultor de TI e de gestão em Indústrias Metalúrgicas e na área de Saúde.

http://lattes.cnpq.br/3349635979002624


JOSE HENRIQUE FERREIRA LORCA

Mestre de Belas Artes em Fotografia pelo Rochester Institute of Technology com o título ?Master of Fine-Artes in Photography?, em 1987, Rochester, NY, USA, cuja tese de mestrado ?Society Bits? envolve a interação entre fotografia química e imagens eletrônicas (digitais) estáticas, e foi pioneira na época em que foi apresentada. Diploma de mestrado reconhecido pela USP como “Mestre em Artes – Área: Artes Plásticas”. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP em 1977. Freqüentou vários cursos e seminários de especialização em fotografia e imagem eletrônica, nos Estados Unidos e Europa. Fotógrafo com experiência internacional e sócio do estúdio fotográfico e ateliê de imagem digital Photoimagem 5 Ltda, trabalha para as principais agências e clientes do mercado publicitário. Foi vice-presidente, membro do Conselho Curador, membro do Conselho Fiscal e atualmente é Diretor Tesoureiro da ABRAFOTO – Associação Brasileira dos Fotógrafos Profissionais. Professor de Fotografia e Fotografia Digital na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor Fotografia Publicitária e Photoshop Avançado na Miami Ad School em São Paulo de 2002 a 2018. Professor da Disciplina Direção de Arte em Fotografia e Iluminação no curso de Pós-Graduação Direção de Arte em Comunicação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2015 a 2017. Conduziu vários cursos, oficinas, seminários e palestra sobre fotografia digital e fotografia convencional no Brasil e no exterior. Seu trabalho pessoal e profissional foi exposto em mostras individuais e coletivas, e publicado em livros e revistas, no Brasil e no exterior.

http://lattes.cnpq.br/7764085879744231


KARIN LIGIA BRONDINO POMPEO

Doutora (2017) e mestre (2013) em Administração pela Fundação Getulio Vargas – EAESP, recebendo o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado da área no ano de sua defesa. Bacharel em Comunicação Social (1998) pela ESPM, onde é professora na graduação desde 2003 e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor desde 2023. Como gestora de marketing, teve experiência em empresas nacionais e multinacionais, como Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin e Unilever. Seus temas de pesquisa estão especialmente ligados a cultura de consumo e dinâmicas de mercado. Coordena o grupo de pesquisa Conversações em Cultura e Consumo, é organizadora do livro Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações e é autora de artigos publicados em revistas e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Recebeu em 2022 a menção honrosa do Sidney J. Levy Award pelo artigo “Mapping spheres of exchange: a multidimensional approach to commoditization and singularization”, concedida ao segundo melhor artigo proveniente de tese de doutorado da área de cultura de consumo publicado em periódico internacional. É a representante da América Central e do Sul no Consumer Culture Theory Consortium, a principal associação acadêmica internacional em cultura de consumo.

https://www.linkedin.com/in/karinbrondinopompeo


KARLA MENDES

Formada em estatística pela UFMG e mestre em estatística pela Unicamp, com mais de 30 anos de experiência na área de pesquisas de mercado, em empresas como Globosat/Grupo Globo, Datafolha, A.C Nielsen e Tecnométrica. Há 21 anos fundou a Quantas, instituto especializado em pesquisas quantitativas, investigando mercados diversificados – saúde, educação, serviços digitais, audiovisual, desde plataformas de streaming, emissoras de TV, portais de notícias, além de ONGs de diferentes atuações, consultorias–, estudando comportamentos , avaliando produtos e serviços e construindo métricas.


LEOPOLDO AUGUSTO LEAL

Doutor em design pela FAU-USP, com especialização em Desenho Tipográfico pelo Type West (Letterform Archive), Plantin Institute of Typography (Plantin-Moretus Museum) e em Comunicação e Artes pelo Senac. Atua como professor na gradução  da ESPM-SP. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou como designer na Pharus Design, Landor, Interbrand, Futurebrand e GAD Branding. Alguns de seus trabalhos foram premiados no IF Design Award, Red Dot e Gute Gestaltung Award. Possui trabalhos de design e tipografia publicados em livros e revistas de design nacionais e internacionais. O seu livro Processo de criação em design gráfico: Pandemonium, que é fruto de sua tese de doutorado, foi premiado em primeiro lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira, Type Directors Club, Brasil Design Award 2020, LAD Awards 2021, finalista do Prêmio Jabuti 2021 e selecionado para a 13º Bienal da ADG. Atualmente Leopoldo intensifica sua pesquisa sobre processos de criação em design gráfico e desenho tipográfico, palestrando, produzindo oficinas e experimentos gráficos.

http://lattes.cnpq.br/1044910195501002


LIBIA LENDER MACEDO

Graduação e Mestrado – USP. Desde 1995, professora universitária em diversas Universidades. Na Anhembi Morumbi (AM) coordenou curso de Organização e Gestão em Eventos, idealizou Curso de Pós em Eventos e coordenou o MBA Gestão em Marketing de Entidades esportivas – chancela Real Madrid. Na ESPM desde 2007, como professora em disciplinas de Marketing Promocional, Eventos e Projeto Esportivo. Professora convidada da Pós em Gestão de Eventos do SENAC e da FIPE. Palestrante e professora em cursos livres e eventos da CATHO/AMPRO/IIR/ABRACOMEX/APEX/SEBRAE/LACTE, entre outros. Única professora na América do Sul do CEM (Certified Exhibition Management) chancelado pela IAEE (International Association of Exhibition and Events). No âmbito corporativo: foi diretora de agência de eventos, produzindo eventos nacionais e internacionais, principalmente focando a questão promocional e de entretenimento. Atuação em mega eventos, como Feira Cultural da Pompéia, Jogos Sul Americanos, Pan Americanos, Mundial Feminino de Handebol, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Eventos teste e Rio 2016, Circuito Rodeio Brahma e Camarote Brahma.  Idealizadora do @dicaevento e júri dos Prêmios Caio e Ampro Globes Awards. Personalidade do ano de Eventos em 2021 – Prêmio Caio (votação popular e do trade)

http://lattes.cnpq.br/8019830420328828


LUCAS PROCOPIO DE OLIVEIRA TOLOTTI

Tem experiência na área de Comunicação, Teoria e Crítica de Arte, Pesquisa e Arte e Educação. Bacharel em Comunicação – Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Possui Iniciação Científica com o tema “Homossexualidade na Contemporaneidade: Discurso Artístico-Publicitário”. Mestre em Estética e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo, com a dissertação “Alex Flemming e o corpo: Bodybuilders”. Doutorando em Estética e História da Arte pela mesma instituição, com a tese “Anish Kapoor: vazio e materialidade”

http://lattes.cnpq.br/1690155728923354


LUIS AMERICO TANCSIK

Mestre em Administração de Empresas – Gestão Internacional pela ESPM-SP (2018). Pós-Graduação MBA em Varejo pela Universidade de São Paulo – USP (2000). Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (1990). Professor de pós-graduação e graduação em cursos de administração de empresas, propaganda e marketing e design. Experiência profissional: mais de 25 anos atuando em empresas do setor varejista e industrial de produtos eletroeletrônicos, nas áreas de marketing, operação de lojas, vendas, treinamento e formação de equipes. Consultor de empresas na área de desenvolvimento de pessoas e negócios.

http://lattes.cnpq.br/4739874625411175


LUIS CARLOS BERTI

Bacharel em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), especialização em “Futures and Options Strategies for Commodities” pela Chicago Board of Trade, MBA em Finanças Empresariais pela FEA-USP, Mestrado em Modelagem Matemática pelo IME/FEA – USP e Doutorando em Geografia Humana pela Faculdade de Geografia da USP – SP. Atua como professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde é professor das seguintes disciplinas: Introdução à Economia, Fundamentos de Economia, Microeconomia, Macroeconomia e Comércio Exterior para os cursos de Administração, Jornalismo e Relações Internacionais. Estuda os temas relacionados a Mercados Internacionais, Economia Internacional, Supply-Chain e Gestão de Riscos.

http://lattes.cnpq.br/0897509474613962


MANOEL GUEDES NETO

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2021-2025). Possui graduação em Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios (ESPM, 2010), especialização em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP, 2012) e Mestrado Acadêmico em Administração com concentração em Gestão Internacional (ESPM, 2013). Atualmente é professor de Relações Internacionais e Ciência Política na ESPM. Realiza pesquisas sobre populismo, política externa brasileira, governança global e diplomacia.

http://lattes.cnpq.br/0775575320941526


MARCELLO MONTEIRO PEREIRA

Possui graduação em Comunicação Social pela ESPM (2007), Pós-Graduação em gestão empresarial e inovação tecnológica (ESPM), MBA em gestão internacional de consultorias (BBS), Mestrado em Gestão Internacional pela ESPM e doutorado em Gestão Internacional (ESPM). Atualmente trabalha como professor de PGE, modelos de negócios e inovação no regime de trabalho integral pela ESPM SP. Além das disciplinas ministradas, também ocupa o cargo de supervisor de gestão e inovação no curso de publicidade e propaganda.

http://lattes.cnpq.br/6553172003118156


MARCELO D’EMIDIO

Graduado pela Escola Politécnica da USP, mestre e doutor pela FEA/USP. Executivo da Natura Cosméticos, foi consultor da FIA e de empresas como Carrefour (Brasil, México e Chile), Coca-Cola, Roche, Unilever, Banco do Brasil, Odebrecht. Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais. Foi também chefe do departamento de Marketing, Fundador e Coordenador da Incubadora ESPM e Pró-reitor de Graduação da ESPM. Atualmente é Professor, Coordenador do Master em Branding e Diretor de Qualidade e Projetos Institucionais da ESPM.


MARCIO RIBEIRO DA FONSECA

Doutor e Mestre em Administração e Gestão Internacional pela ESPM, especialista em marketing, publicitário, professor das graduações em Comunicação & Publicidade e Sistemas de Informação na ESPM, orientador e avaliador de trabalhos de conclusão de curso, pesquisador associado do MediaLab ESPM, consultor de empresas, sócio da All Comunicação e Consultoria. Co-autor dos livros: Gestão dos Stakeholders (Ed. Saraiva) e Storytelling da Transformação Digital (no prelo).

http://lattes.cnpq.br/5873107776524716


MARCIO RODRIGO RIBEIRO

Doutor e Mestre em Administração e Gestão Internacional pela ESPM, especialista em marketing, publicitário, professor das graduações em Comunicação & Publicidade e Sistemas de Informação na ESPM, orientador e avaliador de trabalhos de conclusão de curso, pesquisador associado do MediaLab ESPM, consultor de empresas, sócio da All Comunicação e Consultoria. Co-autor dos livros: Gestão dos Stakeholders (Ed. Saraiva) e Storytelling da Transformação Digital (no prelo).

http://lattes.cnpq.br/5873107776524716


MARCOS DA SILVA E SILVA

Pós-Doutorado em Psicologia Social (Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ). Doutorado em Educação (Currículo e Ensino de Filosofia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Ensino de Filosofia, (UNESP). Graduação em Filosofia, Bacharelando em Psicologia. (Especialização em Saúde Mental).

http://lattes.cnpq.br/3964702401997339


MARCUS HYONAI NAKAGAWA

Doutor em sustentabilidade pela USP, autor premiado Jabuti, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, ESG, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e presidente  da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ESG, ética, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social e terceiro setor. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Professor convidado do MBA Executivo da Fundação Dom Cabral e da PUC RS. Doutor em sustentabilidade pela USP EACH; mestre em Administração pela PUC-SP; graduado em Marketing e Publicidade pela ESPM-SP.  Fundador e ex-sócio da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira/ projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais; e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis (www.diasmaissustentaveis.com). Autor de 10 livros e capítulos, entre eles Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

http://lattes.cnpq.br/0773458036575785


MARIA APARECIDA DA SILVA ABRANCHES (MATUCK)

Doutora desde 16-03-2017 e Mestre desde 17-03-2008 em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOMESPM (Programa de Pós Graduação Stricto-Sensu da Escola Superior de Propaganda e Marketing). Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Criação Publicitária, pela ESPM desde 1981. Atuou como Redatora de Publicidade entre 1981 e 1990. Entre os anos de 1990 e 1992 foi Research Fellow Affiliate no Studio for Creative Inquiry da CMU – Carnegie Mellow University, Pittsburgh, PA, EUA. Entre 1992 e 2000 trabalhou como redatora publicitária e especialista em web. Entre 1998 e 2000 foi sócia-proprietária da Agência Digital CyberLab e editora das revistas eletrônicas/digitais InterSection e InterVertising. Desde 2001 é professora da ESPM nas disciplinas de Criação. Em 2004 escreveu e submeteu à ESPM o projeto POP – Programa de Orientação ao Portfólio – e desde então já orientou milhares de estudantes na preparação e manutenção de portfólios nas mais diversas áreas relacionadas ao curso de Comunicação Social. Atualmente é Supervisora da Área de Criação e Produção do Curso de Graduação de Comunicação e Publicidade da ESPM.

http://lattes.cnpq.br/9484681187500906


MARIA DEL MAR VALIANTE

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie/SP) e Professora de Direção de Arte e Criação Publicitária desde 1998. Possui 20 anos de experiência em diagramação de livros, revistas, jogos educativos e apresentações para clientes como Ed. Terra Virgem, Pinacoteca do Estado de SP, Natura, FoodNetwork, Beting Books e Ed. Globo.


MARIANA BUSSAB PORTO DA ROCHA

Doutora em Gestão de Negócios Internacionais pela ESPM. Mestre e bacharel em administração de empresas pela EAESP- FGV. Leciona a disciplina de Fundamentos em Marketing no curso de graduação em Comunicação e Publicidade. Faz parte da Ícone, a consultoria experimental de branding, que funciona como um laboratório dentro do curso. Trabalhou como executiva de marketing em companhias como Johnson & Johnson e Schering-Plough. É responsável pela área administrativa da Associação Capoeira Mandinga. Sua pesquisa acadêmica tem particular interesse no consumo de produtos culturais.

http://lattes.cnpq.br/2936454983795710


MARIELZA RITA CAVALLARI

Professora de Marketing e Estratégia Empresarial. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e bacharel em Administração de Empresas, ambos pela EAESP/FGV.  Especialista em Desenvolvimento Gerencial Multicomunicação pela Universidad Universidad Anahuac Sur (México) e Kellogg Latino-americana. Membro e acadêmica 2021-2022 de The Global Links Initiative, uma iniciativa da Crummer Business School da Rollins College (EUA) e secretaria de Estado do governo americano  para Assuntos da Mulher , que promove a integração entre escolas de negócios, seus alunos e mulheres microempresárias para o desenvolvimento de seus negócios. Tem experiência na área de Administração e gestão de Marketing, tendo exercido por mais de 20 anos diversas posições executivas em empresas multinacionais e nacionais, tanto de bens de consumo duráveis, quanto massivos.  Coordena a ESPM Global Jr-SP, empresa júnior de consultoria em internacionalização de empresas.

http://lattes.cnpq.br/1617292996308913


MARINA HENRIQUES VIOTTO

Doutora em Administração de Empresas na linha de Estratégias de Marketing pela FGV EAESP (2023). É também mestre (2019) e graduada (2015) em Administração de Empresas pela mesma instituição. Obteve aprovação com distinção nas bancas de defesa de doutorado e mestrado. Além disso, recebeu menção honrosa concedida pela FGV EAESP pela dissertação de mestrado. No doutorado, teve bolsa integral de Teaching Assistant (T.A.) concedida pela FGV EAESP. No mestrado, teve bolsa integral concedida pelo CNPq durante o primeiro ano e pela Fapesp/Capes durante o segundo ano. Tem trabalhos publicados nos periódicos Consumption Markets Culture e RAE-Revista de Administração de Empresas além de ter capítulos nos livros “Aspectos Culturais do Consumo” (2022) e “Varejo em Polos de Rua” (2020). Com sua pesquisa, desenvolve trabalhos na área de estudos culturais do consumo investigando culturas digitais com foco na intersecção entre mídias sociais, saúde e corpo e teorizando autocontrole, vigilância e influência. Na ESPM-SP é, atualmente, é professora de disciplinas de marketing no curso de Comunicação e Publicidade. Na FGV EAESP, lecionou as disciplinas de Marketing Mix e de Trade e Shopper Marketing, além de ter sido assistente de pesquisa e monitora em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing. Trabalhou em finanças corporativas e em marketing digital na Danone e em marketing de produto com as marcas Sempre Livre e o.b. na Johnson & Johnson. Por fim, atua também como consultora desenvolvendo projetos de marketing estratégico para empresas que atuam no mercado de marketing digital.

http://lattes.cnpq.br/1479399465857261

https://www.linkedin.com/in/marinaviotto/


MARTHA TERENZZO

Mestre em Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM e graduada em Marketing pela ESPM com formação em liderança pela Fundação Dom Cabral.Sou docente do curso de Graduação – do 5o ao 7o semestre – e também do MBA na USP ESALQ.Possuo mais de 25  anos de experiência executiva, atuando em cargos de liderança na área de inovação,  Marketing e gestão de marcas em empresas multinacionais do segmento de bens de consumo. Temas em que atuo: Storytelling, Branded Entertainment, Comunicação e Consumo, Transmidia, Branded Content e Content Marketing. Sou autora do livro: O Guia Completo do Storytelling.

http://lattes.cnpq.br/5606176475884551


MAURICIO BARBOSA DA CRUZ FELICIO


MONICA REBECCA FERRARI NUNES

Bolsista de Produtividade CNPq (PQ). Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM- ESPM, SP. Docente do curso de Comunicação e Publicidade (ESPM). Líder do Grupo de Pesquisa MNEMON, Memória, Comunicação e Consumo (CNPq/ ESPM). Membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação – REMEMORA. Coordenadora do GT Estudos de Memória e Comunicação da Compós (2021- 2023). Vice-Coordenadora GT Memória nas Mídias da COMPÓS (2018-2020). Coordenadora da Cátedra Memória- ESPM. Editora da revista CMC, Comunicação, Mídia e Consumo, da ESPM (2018-2020). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP, 1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França. Pós-Doutorado em Ciências Sociais (PUCSP, 2020). Mestre em Comunicação e Semiótica ( PUCSP, 1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas (PUCSP, 1988). Suas pesquisas recentes estão voltadas às articulações entre as teorias da memória, das utopias, do consumo e narrativas dos povos da rua. Com larga pesquisa sobre memória, consumo e teatralidades juvenis, publicou dois volumes dedicados à cena cosplay, steampunk e medievalista, como resultados de pesquisas financiadas pelo CNPq, em que foi a coordenadora: Cena cosplay: consumo e memória nas culturas juvenis (Sulina, 2015); Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis (Sulina, 2017). De seus trabalhos, destacam-se também os livros A Memória na Mídia: A Evolução dos Memes de Afeto (Annablume/FAPESP, 2001); O Mito no Rádio: A Voz e os Signos de Renovação Periódica (Annablume, 1999); Histórias Invisíveis, em parceria com Marco Antonio Bin (Horizonte/PROAC -Secretaria do Estado de São Paulo, 2011). Autora de inúmeros artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Participa de conselhos consultivos de periódicos científicos e atua como assessora na elaboração de pareceres para FAPESP, CAPES e CNPq.


MURILLO FEITOSA BOCCIA

Murillo Boccia é mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, graduado em Economia também pela USP, e com especialização em Analytics pela Harvard Business School. Tem 25 anos de experiência em grandes empresas na área Digital, CRM, Marketing, Canais, e dirigindo Business Units. CEO da Digi&Tal, consultoria em Transformação Digital e Sênior Partner na Sponsorb Consultoria.  Atua como conselheiro e é mentor e investidor em startups. Até 2022, foi Diretor da Natura&Co LATAM nas áreas de CRM, Marketing Digital, e-commerce e Transformação Digital. Antes, foi diretor de CRM e Marketing Direto no Grupo Abril. Está na ESPM há 13 anos como professor de pós-graduação nas disciplinas de e-commerce, plataformas digitais, analytics e CRM. Atualmente, é o coordenador dos cursos MBA Executivo em Marketing e Certificate em Negócios e Marketing.

http://lattes.cnpq.br/7760152061954717


PAOLA MAZZILLI

Especialista na área de comportamento do consumidor, estudos de tendências, mercado de luxo e mercado de moda. Professora do curso de Ciências Sociais e do Consumo e de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestre em Comunicação e Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) Graduada em Comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

http://lattes.cnpq.br/2007164055460169


PATRICIA GUIMARAES GIL

Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com estágio de doutoramento na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, Australia. Vincula-se aos estudos nas áreas de comunicação pública e organizacional, com pesquisas articuladas ao campo da comunicação política, da teoria argumentativa e da interface entre comunicação e políticas públicas (especialmente na área da educação). Seus estudos mais recentes abrangem ainda governança em políticas públicas, advocacy e engajamento cívico, com atenção para o papel das mídias e organizações na capacitação cidadã para o exercício democrático. Como mestre em Comunicação pela ECA-USP, defendeu dissertação na linha de pesquisa Comunicação Institucional – Políticas e Processos, especificamente com estudo na área organizacional e sua aproximação com a abordagem das mediações culturais. Concluiu em 2017 um novo mestrado também na UNSW, em Public Policy & Governance. Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, onde também realizou curso de especialização em Comunicação e Tecnologias na Educação. Em sua atividade profissional, acumula 20 anos de experiências jornalísticas na cobertura de temas de cidades e política (Gazeta do Povo – Curitiba, PR), economia (Gazeta Mercantil), saúde (Editora Abril) e educação (Editora Segmento), além de sólida atuação na área de comunicação organizacional para instituições privadas e públicas. Foi sócia do Grupo Máquina PR – uma das maiores agências de comunicação do Brasil, adquirido em 2016 pelo Grupo WPP. É professora da ESPM – São Paulo, em disciplinas de Comunicação Organizacional e Corporativa. Foi professora no curso de especialização em Gestão da Comunicação Corporativa no Senac-SP, nas disciplinas de Responsabilidade Social, Governança Corporativa e Rede de Stakeholders. É palestrante na área de comunicação organizacional e pública, além de sócia da Boaventura Comunicação (agência de public relations).

http://lattes.cnpq.br/3155210623204857


PAULA DAVIES REZENDE

Doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestra em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, especialista em Preservação de Acervos pelo MAST-RJ, formada em Audiovisual  também pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalha com Cinema, Audiovisual e Fotografia há 15 anos, tem experiência nas áreas de produção cinematográfica, edição e pós-produção de imagens, fotografia e preservação do patrimônio audiovisual. Atualmente desenvolve pesquisa artística sobre produção de imagens poéticas no âmbito da tecnologia.

http://lattes.cnpq.br/2188731537063114


PAULA GONCALVES SAUER

Professora Ancora do Curso de Finanças Pessoais do Lifelab ESPM, Economista e Mestre em Administração formada pela PUC-SP, e doutoranda em Psicologia Clínica – Linha de pesquisa Psicologia Econômica na PUC-SP. Estuda e ministra aulas Economia e Finanças Comportamentais, Psicologia Econômica e do Consumo, Psicologia Social, Psicologia Econômica, Insights Comportamentais e Comportamento do Consumidor e Escolhas Intertemporais. Apaixonada por Psicologia Econômica fez curso de especialização na FIPECAFI e especialização em Comportamento do Consumidor na FGV e não parou mais de estudar o comportamento das pessoas quando o assunto é dinheiro, seja a sobra ou falta de recursos. Antes de iniciar a carreira acadêmica, trabalhou por aproximadamente 20 anos em uma mesma instituição financeira multinacional de grande porte analisando e elaborando soluções financeiras para clientes de alta renda. Hoje, além das aulas, onde aprende e se diverte muito com seus alunos, atua como planejadora financeira CFP®, certificada pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, onde fez parte do Conselho de Administração – presta consultoria, dá cursos e orienta pessoas que buscam entender e melhorar sua relação com o dinheiro. Foi responsável pela coluna de Finanças Pessoais e de Planejamento Financeiro no Jornal de finanças Citywire, escreve em blogs e jornais de grande circulação no país, além de programas de televisão e de palestras.Paula Sauer CFP® Professora Ancora do Curso de Finanças Pessoais do Lifelab ESPM, Economista e Mestre em Administração formada pela PUC-SP, e doutoranda em Psicologia Clínica – Linha de pesquisa Psicologia Econômica na PUC-SP. Estuda e ministra aulas Economia e Finanças Comportamentais, Psicologia Econômica e do Consumo, Psicologia Social, Psicologia Econômica, Insights Comportamentais e Comportamento do Consumidor e Escolhas Intertemporais. Apaixonada por Psicologia Econômica fez curso de especialização na FIPECAFI e especialização em Comportamento do Consumidor na FGV e não parou mais de estudar o comportamento das pessoas quando o assunto é dinheiro, seja a sobra ou falta de recursos. Antes de iniciar a carreira acadêmica, trabalhou por aproximadamente 20 anos em uma mesma instituição financeira multinacional de grande porte analisando e elaborando soluções financeiras para clientes de alta renda. Hoje, além das aulas, onde aprende e se diverte muito com seus alunos, atua como planejadora financeira CFP®, certificada pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, onde fez parte do Conselho de Administração – presta consultoria, dá cursos e orienta pessoas que buscam entender e melhorar sua relação com o dinheiro. Foi responsável pela coluna de Finanças Pessoais e de Planejamento Financeiro no Jornal de finanças Citywire, escreve em blogs e jornais de grande circulação no país, além de programas de televisão e de palestras.

http://lattes.cnpq.br/1490327837924320


PAULO AUGUSTO FRANCO DE ALCANTARA (GUTO)

Pós-Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).


PAULO CESAR DAS NEVES SANNA ROBILLOTI

Economista, futurista, palestrante, professor e consultor. Possui ampla experiência na área de cenários econômicos (regionais e setoriais) e forecast. Foi economista-sênior da LCA Consultores, onde foi responsável pelas análises de Consumo e pela construção de cenários alternativos, além de inúmeras entrevistas comentando o comércio varejista nos principais veículos de comunicação: Valor Econômico, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Atuou também na Consultoria GO Associados, onde colaborou na coordenação de produção de estudos e pareceres econômicos, além de relatórios de análise econômico-financeira sobre o setor de saneamento básico no Brasil, com foco nos investimentos em sustentabilidade. Suas pesquisas estão pautadas por temas correlatos a foresight estratégico, desenvolvimento de longo prazo, finanças internacionais e economia brasileira. É doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), com mestrado em desenvolvimento econômico pela mesma instituição. É formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor de cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, além de ser coordenador no Centro  Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).


PAULO NICCOLI RAMIREZ

Doutor em Ciências Sociais (área de concentração Antropologia – 2014 PUC-SP), Mestre em Sociologia (2007 PUC-SP), bacharel e licenciatura em Ciências Sociais (2004 – PUC-SP); bacharel em Filosofia (FFLCH-USP). Professor da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia de São Paulo), da ESPM e da FEI. Autor do livro “Sérgio Buarque de Holanda e a Dialética da Cordialidade” (2011).

http://lattes.cnpq.br/5578509769861842


PAULO ROBERTO FERREIRA DA CUNHA

Psicanalista, Publicitário e Professor Universitário. Coordenador do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP). Leciona na ESPM na área da graduação e da especialização (lato sensu). Doutor em Comunicação (ESPM, SP, 2017). Formação em Psicanálise (Centro de Estudos Psicanalíticos, SP, 2013). Mestre em Comunicação (Universidade Anhembi Morumbi, SP, 2009). Especialização em Formação para Professores do Ensino Superior (Uninove, SP, 2003). Especialização em Marketing (FAE/CDE/PUC-PR, PR, 1994). Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1986). Áreas de concentração: comunicação, planejamento estratégico, comportamento, cinema e ambiente midiático.

http://lattes.cnpq.br/7824571760840478


PEDRO JAIME DE COELHO JUNIOR

Doutor em Antropologia Social pela USP e em Sociologia e Antropologia pela Université Lumière Lyon 2, com bolsa CAPES no quadro do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (tese escrita em co-tutela com dupla titulação, aprovada com distinção e louvor e vencedora do Prêmio Tese Destaque USP 2013 na Categoria Ciências Humanas), mestre em Antropologia Social pela UNICAMP com bolsa CAPES (dissertação aprovada com distinção e louvor) e graduado em Administração pela UFBA com bolsa de Iniciação Científica do CNPq. Atualmente é professor do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI, lecionando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e na Graduação em Administração; e dos cursos de Graduação em Comunicação Social da ESPM. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais de Ciências Sociais e de Administração e é autor dos livros Executivos negros: racismo e diversidade no mundo empresarial (Edusp, 2016), contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração e Negócios, e com o Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) na categoria Ciências Humanas; e Sociologia das organizações: conceitos, relatos e casos (Cengage, 2017), em parceria com Fred Lúcio. Áreas de estudo e pesquisa: abordagem socioantropológica das organizações; diversidade nas organizações (raça/etnia, gênero/sexualidade e interculturalidade); sociologia clínica (prazer e sofrimento no trabalho); métodos qualitativos de pesquisa (etnografia, história de vida, entrevista).

http://lattes.cnpq.br/0682311806037694


PEDRO LUIZ RIBEIRO DE SANTI

Psicanalista. Professor da Graduação da ESPM e em cursos de pos graduação na PUC-SP e na USP. Pós-doutorado em Comportamento do consumidor (ESPM), Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP), Mestre em Filosofia (USP). Autor de livros e artigos na área de psicanálise, cultura contemporânea e consumo.


REGINA FERREIRA DA SILVA


REINALDO AUGUSTO DE OLIVEIRA RAMOS

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP (1998), Mestre em Ciência Política pela USP (2001) e Doutor em Relações Internacionais pela UnB (2007). Fez pós-doutorado em Competitividade Territorial e Indústrias Criativas no Dinâmia – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e do Território, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE, Lisboa, Portugal). Atualmente é o Head of International Office da ESPM, onde também coordena o curso de graduação em Relações Internacionais, a Pós em Negócios Internacionais com ênfase em Marketing Global e o Master em Relações Governamentais e Institucionais.


RENATA ALCALDE PEREIRA

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade de Marília (2001). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas na ESPM. Integrante do Grupo de Pesquisa Mnemom: Memória, Comunicação e Consumo,(https://www.facebook.com/groups/160696027651357/) coordenado pela Profª Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes, orientadora do projeto de doutorado em desenvolvimento no PPGCOM ESPM. Atualmente é Coordenadora do Arenas – Agência Experimental de Comunicação da ESPM, além de professora orientadora de trabalhos de PGE (Projeto de Graduação da ESPM). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Marketing atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, criatividade, campanhas publicitárias, publicidade, comunicação integrada, varejo e marketing.

http://lattes.cnpq.br/6403178366429454


RENATO GONCALVES FERREIRA FILHO

Renato Gonçalves Ferreira Filho é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), onde realiza um pós-doutorado (2022-2023). Atualmente pesquisa as relações entre inteligência artificial generativa e criatividade, com foco no processamento de linguagem natural na interface humano-máquina, em diálogo com a semiótica, a linguística, a psicanálise e as ciências da computação. Publicitário, atuou em agências e empresas, bem como no mercado musical, sendo membro do júri do Prêmio Multishow desde 2017. Entre outros livros, artigos e capítulos de livro, é autor de “Reflexões preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta estratégico-criativa na publicidade” (Revista Signos do Consumo, 2023), “O que satisfazem os ‘vídeos satisfatórios’? Perspectivas semiopsicanalíticas de seu consumo midiático” (“Bem-estar na cultura: consumo de satisfações?”, Clotilde Perez e Oscar Cesarotto (org.), USP, 2023) e “Marina Lima: Fullgás” (Editora Cobogó, 2022). Membro do GESC3 (Grupo de Estudos Semióticos de Comunicação, Cultura e Consumo), vinculado ao CNPq. E-mail: [email protected]

http://lattes.cnpq.br/3919121648225973

https://www.linkedin.com/in/profdrrenatogoncalves/


RENATO VERCESI MADER

Doutor e Mestre em Comunicação e Consumo pelo PPGCOM – ESPM- SP. Docente há 28 anos em graduação e pós-graduação Lato Sensu, atuando nas faculdades de Comunicação Social das IES; UNIP, ESPM, Belas Artes e Senac. Orienta trabalhos de conclusão de curso em graduação e pós graduação. Publicitário de atuação profissional nas áreas de criação e estratégia de comunicação desde 1986. Consultor em comunicação social, estratégias de criação, ambiente digital e comunicação integrada desde 2000. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Marketing Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, planejamento e estratégia de comunicação, internet, mídia digital, mobile marketing, propaganda, promoção, merchandising, ponto de venda. Participa dos grupos de pesquisa CNPq, COSMOCULT e DESLOCAR – Associados ao PPGCOM – ESPM-SP.

http://lattes.cnpq.br/8236851294954734


RICARDO CHAGAS CRUZ

Mestrado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, possui graduação em Administração – Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1989). Especialista em Teoria e Prática da Educação Superior pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Professor Assistente do Departamento de Finanças da ESPM, responsável pelas disciplinas de Gestão de Carteiras e Fundos e Governança Corporativa Risco e Compliance, Mercado de Capitais, Finanças Internacionais, Avaliação Fusão e Gestão de Derivativos e Risco do Curso de Administração da ESPM. Tem experiência na áreas de Finanças e Marketing, com ênfase em Administração Financeira – Tesouraria, Engenharia Financeira, Merge & Aquisitions.


ROBERTA CESARINO IAHN

No DNA carrega a publicidade e na vocação o sonho de professora iniciado desde criança. Roberta é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2011), Mestre em Comunicação e Mercado (2001) e Especialista em Marketing e Propaganda pela Cásper Líbero (1998) e, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie (1996). Experiência acadêmica em coordenação, docência e pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação na área de Comunicação. Experiência em gestão educacional em áreas como coordenação de processo seletivo acadêmico, de curso de graduação, reformulações de matrizes curriculares e credenciamento de cursos de graduação perante o Mec.  Atualmente é professora nos cursos de Cinema e Audiovisual e Comunicação e Publicidade da ESPM. Também é Supervisora Acadêmica de Fundamentos, Linguagens e Práticas de Comunicação do Curso de Comunicação e Publicidade da ESPM-SP. Pesquisadora sobre o grotesco nas imagens desde 1999, reunindo os estudos com publicação do livro em 2011. Experiência profissional em agências de publicidade e produção de conteúdo em internet como Publicidade Archote, Imovelweb e Pack Comunicação Criativa. Sócia-Consultora em planejamento e storytelling para agências, produtoras e empresas diversas na Tessituras Soluções.

http://lattes.cnpq.br/7998495090956972


ROBERTA DIAS CAMPOS

Mestre e doutora em administração, com ênfase em comportamento do consumidor pelo Instituto COPPEAD de Administração /UFRJ. Mestre e doutora em ciências sociais, com ênfase em antropologia do consumo pela Paris Descartes. Atuou como executiva em empresas como Coca-Cola, Ceras Johnson e Descomplica nas áreas de marketing ou à frente da área de insights. Pesquisadora e professora em comportamento do consumidor e marcas, com seu trabalho publicado em livros e periódicos como Journal of Marketing Management, RAC, Cadernos Ebape. Especializada em comportamento do consumidor com ênfase em cultura e consumo.

https://www.linkedin.com/in/roberta-campos-insights/

http://lattes.cnpq.br/9860820109311077


ROBERTA SCORCIO MAIA TAFNER

Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM – PPGCOM ESPM – D19. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM – PPGCOM da ESPM-SP, na linha de Impactos socioculturais da comunicação orientada para o mercado – Conclusão em Mar/2012 – Dissertação “Novas Praticas de Consumo: os processos transmidiáticos da Capricho no plano de recepção e interatividade das adolescentes” Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos – ESAMC – Conclusão em Dez/2006 – Projeto Final Cine Roxy. Especialista em Gestão de Marketing – MBA Executivo ESAMC – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos/SP. Conclusão em Nov/2008 – Projeto Final Jornal A Tribuna. Atualmente é professora da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, ministra disciplinas de Composto de Comunicação, Planejamento Implementação e Controle de Promoção e Merchandising e Orientação de PGE o curso de graduação em Comunicação Social. Gerente de Planejamento de Comunicação para Cosméticos e Olfativos.

http://lattes.cnpq.br/4162286903937026


RODOLPHO TALAISYS BERNABEL

Professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Coordenador do Risk Analysis and International Affairs Lab. Professor de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo. Professor de Análise de Dados na Caelum. Doutor em Politics and Government (New York University), doutor em Ciência Política (USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Cursou dois anos de Matemática Aplicada (USP). Possui experiência em métodos experimentais, análise de risco, planejamento de cenários, forecasting, inferência causal, econometria, modelos formais, teoria dos jogos, teoria política e relações internacionais. Tem interesse em relações internacionais, política brasileira, tecnologia da informação, economia política, psicologia política, instituições políticas, desenho constitucional, regras eleitorais, polarização política, direito de propriedade e responsividade de candidatos e ocupantes de cargos eletivos. Possui experiência docente em cursos de Análise de Risco, Política Externa Brasileira, Pesquisa de Mercados Internacionais, Métodos Quantitativos Aplicados, Planejamento de Cenários, Forecasting, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Estatística Básica, Econometria, pacotes estatísticos R, Stata, SPSS e Minitab, Política Americana, Direito Constitucional Americano, Teoria Política Clássica e Contemporânea, Desenho de Pesquisa, Teoria dos Jogos, Teoria dos Regimes Internacionais e Análise de Decisão; todos voltados para estudantes de Ciências Humanas. É pesquisador do Centro de Estudo das Negociações Internacionais da Universidade de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/9345122242649335


RODRIGO COSTA MACEIRA

Doutorando em Estética e História da Arte (PGEHA-USP), possui graduação em Comunicação Social pela ESPM, graduação em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e doutorado não concluído em Teoría e Historia de la Representación Audiovisual pela Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM, na linha Lógicas de produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo, é pesquisador do grupo Comunicação, Consumo e Arte, da mesma instituição, e da linha Processos Criativos em Artemídia, no grupo Colabor, da ECA-USP. Foi professor nos cursos de Antropologia do Consumo e Publicidade, do SENAC-SP. Tem experiência na área de poéticas da mídia e estéticas midiáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e estética, communication aesthetics, media art, palavra-mídia, poéticas das vanguardas, das neo-vanguardas e da contracultura, poéticas de guerrilha e teorias da comunicação e das mídias. É autor das coletâneas de contos “Um céu diferente daquele de lá” e “Até de repente”, semifinalista do Prêmio Oceanos 2017

http://lattes.cnpq.br/5921019549832309


ROSELITA LOPES DE ALMEIDA FREITAS

Colaboradora no Museum I D C. Laboratorio de cultura digital y museografía hipermedia da Universidade Complutense de Madrid/Espanha; Membro da RELAIP – Red Latinoamericana de Investigadores en Publicida – Universidad Pontificia Bolivariana Seccional Palmira, Bogotá, Colombia. Membro da NECS – European Network for Cinema and Media Studies; Membro da Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), Universidad de Salamanca.Membro do grupo de pesquisa NEMA (Neurociência Aplicada ao Consumo) da Pós Graduação da ESPM, com o projeto “Neurociências e Educação. Pós doutora em Tecnologia da Imagem e do Design Digital, pelo TIDD na PUC – Cogeae / SP; Doutora (Ph. D) em Estudo dos Meios e da Produção Midiática, junto ao departamento de jornalismo da ECA / USP e mestre em Ciências da Comunicação junto ao departamento de Imagem e Som da ECA / USP (2000). Tem ampla experiência em Rádio e TV, onde iniciou carreira de radialista, como diretora de programas em 1992, depois de ter atuado no mesmo segmento como apresentadora de programas e atriz. Já produziu e/ou atuou nas seguintes emissoras: Globo, SBT, TV CULTURA e BAND. É diretora da empresa Balaio de Gato Produções. Trabalhou em parceria com a TV Mar (Santos), dirigindo os programas Gente de Expressão, Gente que é Manchete, Mar Náutica e Vitrine Shopping Show, seguindo depois para a TV Band Vale, onde dirigiu, produziu e comercializou os programas Rose Figueiredo, Videomix e Vale Rodeio. Em áudio, produziu e apresentou os programas Clave de Lua e Mulheres na Rádio Paulistana. Realizou dublagens pela DPN (Santos) e locuções para spots (Revista Recreio, IBM, etc). Leciona em cursos de graduação desde fevereiro de 2002. Atualmente é Profa adjunto II na ESPM/SP, na disciplina de Criação e Produção de áudio e vídeo para Publicidade e Direção de Cinema. Docente por doze anos Profa. titular na Faculdade Cásper Líbero na disciplinas de “Locução e Apresentação”: Programação de RTV e Telejornalismo I e II. Na PUC / COGEAE, foi idealizadora e coordenadora do curso de Pós Graduação Lato sensu: Leitura Crítica e Produção Audiovisual para a Educação. Ainda na ESPM, dirige vários projetos audiovisuais, entre eles: PALIMPSESTO -com apresentação de Mário Chamie; CONVERSAÇÕES – programas sobre os resultados das pesquisas do Curso de Mestrado da ESPM; SACADA! – programa de TV sobre o universo da criação e produção publicitária; OUÇA – programetes com dicas para iniciantes no mercado da publicidade e AUDIOBOOK; – séries de CDs com histórias infantis clássicas adaptadas sob a ótica da cidadania. Atualmente, produz conteúdos comerciais para TV e internet e dirige o longa metragem “Sanfoneiros do Brasil”

http://lattes.cnpq.br/1892144723870622


ROSILENE MORAES ALVES MARCELINO

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2015-2018); Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM, 2010-2011); Especialista em Comunicação com o Mercado (ESPM, 2006) e em Ciências do Consumo Aplicadas também (ESPM, 2008) e Graduada em Jornalismo (FISP, 2004). Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Consumo pelo PPGCOM ESPM. Conselheira do laboratório de Consumer Insights da graduação de Ciências do Consumo da ESPM, o CI-Lab. Professora nas graduações de Ciências do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade. Docente nas disciplinas de Diversidade e Inclusão, Comportamento do Consumidor, Linguagem e Comunicação. Orientadora de projetos de iniciação científica (PIC) e trabalhos de conclusão de curso. https://www.linkedin.com/in/rosilene-marcelino-44656334/

http://lattes.cnpq.br/2486517009694258


SANDRA GAVIOLI PUGA

Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, na área de Engenharia de Software com tese sob o título “Sistemas hipermídia adaptativos para Educação baseada na WEB: Uma visão Semiótica” (2008). Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2001), especialista em Administração de Sistemas de Informação (1998) e Graduada em Processamento de dados (1995) ambos pela UniSant´Anna. Possui vasta experiência em gestão acadêmica, desenvolvimento e implantação de projetos de cursos de graduação e pós-graduação, elaboração de plano diretor, gestão de pessoas, gestão da qualidade, mapeamento de processos, projeção e simulação de resultados. Professora Universitária com atuação na modalidade presencial e a distância, leciona disciplinas das áreas de Algoritmos, Estrutura de Dados, Banco de Dados, Gestão de Projetos e Engenharia de Software. Atua como avaliadora de cursos de Graduação junto ao Ministério da Educação e ao Conselho Estadual de Educação.

http://lattes.cnpq.br/8699022610995518


SILVIO KOITI SATO

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Porto – Portugal (bolsista Capes). Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui especialização em Administração de Empresas pela EAESP – FGV-SP com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas – Austin e EAESP – FGV-SP, com intercâmbio internacional no MBA da HEC – Paris – França. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP. Leciona nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais da ESPM-SP. Leciona nos cursos de especialização da ECA-USP: Cultura Material e Consumo – CMC e MBA de Moda. É pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP. Autor do livro Signos da mobilidade: marcas e consumo na cultura digital pela Editora Appris (2017) e coorganizador do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima pela Editora Estação das Letras e Cores (2015). Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais das áreas de Publicidade, Marca e Semiótica. Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.

http://lattes.cnpq.br/4644536534898425


TANIA MARCIA CEZAR HOFF

Pós doutora pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). É professora titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). É coordenadora do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo”. Também coordena o Comitê de Ética em Pesquisa da ESPM, com início em 2019. Foi editora da Revista Comunicação, Mídia e Consumo (2006-2014). Atuou como vice coordenadora no período de 2011-2014. Exerceu a função de coordenadora do PPGCOM- ESPM de março/2015 a março/2019. Tem publicado artigos em periódicos e obras do campo da comunicação, divulgando resultados de pesquisa sobre os seguintes temas: imaginários de corpo e de consumo na mídia; regimes de visibilidade de corpos diferentes; diversidade na comunicação publicitária; transformações do discurso publicitário; constituição dos discursos do consumo; desenvolvimento das culturas do consumo no Brasil; e biopolíticas e biossociabilidades do consumo.

http://lattes.cnpq.br/2666577010721422


TATIANA DE OLIVEIRA AMENDOLA SANCHES

Doutora em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH- UNICAMP, 2017); Mestre em Comunicação, Cultura e Sociedade pelo Goldsmiths College (University of London, 2002), Graduação em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2000). Pesquisadora associada do GRUSCCO – Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo, ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo). Professora de Etnografia Urbana no curso de Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda na ESPM-SP. Professora de cursos de pós-graduação EAD na ESPM. Coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Comunicação e Marketing Digital na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP, 2013 – 2016). Leciona as disciplinas Estudos Culturais, Epistemologia da Comunicação e Inteligência de Mercado na Graduação em Comunicação Social da FAAP/SP. Organizou o livro Estudos Culturais: uma abordagem prática (Senac SP, 2011). Atua na área de consultoria em estratégias de comunicação nas culturas do consumo.

http://lattes.cnpq.br/0004066031704290


TATIANA FERRENTINI

Professora Universitária, Psicologia Clínica e Orientação Profissional e de Carreira. Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA) da USP (2019). Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto de Psicologia da USP (2013). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP – com concentração em Psicologia Analítica e Crise (2006). Graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – FGV EASP – com concentração em Marketing (1995). De 1996 a 2006 foi responsável por eventos internacionais ligados ao Festival de Cannes (Cannes Lions International Festival of Creativity) e atuou em marketing em veículos de comunicação, clientes das agências Almap BBDO, DM9DDB, DPZ, Newcomm Justus, Talent e W/Brasil, entre outras. Em 2007 criou e implantou o serviço de Orientação Profissional e de Carreira da ESPM (hoje Carreira e Mercado), atendendo as demandas profissionais de mais de 4 mil alunos. Em 2009 o serviço transformou-se em área, que coordenou até 2021. Durante 2014 e 2015 apresentou a coluna Carreira Solo na rádio Estadão (92,9 FM em São Paulo). Em 2019, após a defesa do mestrado, iniciou a carreira docente na ESPM, ministrando disciplinas de humanidades nos cursos de Cinema e Audiovisual, Ciências Sociais e do Consumo e Comunicação e Publicidade. Apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais.
Foi palestrante convidada na especialização em Orientação Profissional e de Carreira do Instituto Sedes Sapientiae, no Instituto Colmeia, no Colégio Visconde de Porto Seguro, no Colégio Palmares e na Escola Viva. Hoje concentra sua atividade docente no curso de Comunicação e Publicidade e no grupo de estudos PSICOM (Psicologia e Comunicação), que se dedica ao aprofundamento ativo em temas da psicologia analítica, discutindo sua aplicação ao exercício profissional em comunicação e áreas afins.
Como psicóloga clínica atende adolescentes e adultos em psicoterapia e em orientação profissional e de carreira. Fala alemão e inglês.

http://lattes.cnpq.br/6552475361942038


TATIANA TERABAYASHI MELHADO

Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor de estatística da Escola Superior de Propaganda e Marketing e do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de equações estruturais e influência local.

http://lattes.cnpq.br/1245517731785642


THOMAZ MARCONDES GARCIA PEDRO

Doutorando em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades na Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Graduação em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Cineasta, Diretor de Fotografia, Pesquisador e Professor de Audiovisual. É Professor de Direção de Fotografia e Iluminação na ESPM e de diferentes matérias ligadas à área em outras instituições de ensino superior. Dirigiu documentários de curta-metragem exibidos e premiados em diferentes festivais no Brasil e no exterior, atuando também como Diretor de Fotografia em vários documentários. Realiza pesquisa no entroncamento do cinema e da antropologia sobre produção de audiovisual indígena no Alto Xingu, com oficinas de cinema com o povo Kalapalo.

http://lattes.cnpq.br/1218079153030350


VANESSA APARECIDA FRANCO MOLINA

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1993) e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), atualmente é professora Assessor V da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Centro de Comunicação e Letras da mesma instituição, além de ser Professora Adjunto 1 da Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em Pesquisa Mercadológica, Educação em Marketing e Comunicação, além da realização de estudos sobre Comunicação e Consumo; Mercado de Trabalho em Comunicação, no país e no mundo e Interações Comunicativas em Contextos Culturais Diversos. É proprietária da empresa Vanessa Molina Consultoria e Pesquisa de Marketing Eireli, realizando Pesquisas Mercadológicas para diversos tipos de cientes, de diferentes portes e setores.

http://lattes.cnpq.br/9069749427409855


VANESSA CLARIZIA MARCHESIN

Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP (1999). Especialização em Audiologia (2001), Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Metodista – SP (2018), Mestrado (2004), Doutorado (2014) em Ciências (Neurociência Aplicada) pela UNIFESP, Pós-doutorado em Ciências (Neurociência Cognitiva) pela UNIFESP (2016) e Pós-doutorado em Administração pela ESPM-SP (2018). Atualmente é Professora dos cursos de Graduação em Ciências Sociais e Administração (eletiva) pela ESPM. Pesquisadora dos grupos: NEMA – Neurociência Aplicada ao Marketing pelo programa de Mestrado Profissional em Comportamento Humano e Eu e o Outro na Cidade pela ESPM. Membro do Comitê ESPM de Direitos Humanos. Dedica-se em Neurociência Cognitiva, atuando nos seguintes temas: educação, comportamento do consumidor, sexualidade, gestão de pessoas e consumo. Tem experiência de 15 anos em atendimento assistencial nas áreas de Audiologia e Otoneurologia, com ênfase na reabilitação nos setores privado e público.

http://lattes.cnpq.br/1846339478201048


VIVIANE MOURA ROCHA FERREIRA

Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Doutora e Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Tem especialização em Administração de Empresas no CEAG-FGV. Professora da ESPM, onde ministra as disciplinas de Plano de Marketing e Trade Marketing no curso de Graduação em Comunicação Social e tem um verdadeiro entusiasmo em estar em sala de aula. Sua experiência profissional inclui 15 anos no mercado corporativo nas áreas de Planejamento e Marketing. Trabalhou no ABN Amro Bank durante 7 anos nas áreas de Planejamento Comercial, Cartões e Meios de Pagamento e Segmento Van Gogh. Na Allianz Seguros atuou como Superintendente de Segmentos e Ações Comerciais coordenando cerca de 400 eventos por ano e participando de projetos globais da empresa. E no Great Place to Work foi Diretora de Marketing, responsável por Comunicação Interna, Marca e por coordenar parcerias com mais de 20 veículos de mídia, entre eles Estadão, Editora Globo e Meio e Mensagem. Pesquisadora na área de Varejo, estudou Promoção de alimentos reformulados no varejo (tese de doutorado) e Lealdade no Varejo Online (dissertação de mestrado). Entre suas publicações, tem artigos publicados no Brasil (REMARK, GVcasos, REVISTA DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO (CAD/UFSC) e no exterior (INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS AND SYSTEMS RESEARCH, EMAC Conference). É uma das autoras do livro Varejo em Polos de Rua, publicado em 2020 pela editora Almedina.  Atualmente, também leciona nos cursos de graduação e pós-graduação latu-sensu na FGV, Saint Paul e FIA.

http://linkedin.com/in/viviane-moura-rocha-ferreira-3026008

http://lattes.cnpq.br/1053704434652079


WAGNER ALEXANDRE SILVA VENTURINI

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da ESPM, Doutor e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM – ESPM), Especialista em Comunicação e Marketing Institucionais e Bacharel em Relações Internacionais. Palestrante, Escritor, Designer 3D, Dioramista e Pesquisador relacionado às Áreas de Colecionismo, Fãs e Ambiências Memorialísticas Mítico-Midiáticas, acumula mais de 14 anos de experiência no mercado ligado à Culturas de Fãs.
Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1456121717497333


WALFREDO RIBEIRO DE CAMPOS JUNIOR

Possui doutorado (2019) e mestrado (2013) em Comunicação e Práticas de Consumo, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente, é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Como pesquisador, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Consumo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: narrativas, comunicação, consumo, empreendedorismo, games e simulação. Como professor, atua em áreas relacionadas a comunicação, marketing, humanidades e metodologia.

http://lattes.cnpq.br/2449135639415792


WALDINEI COMERCIO DE SOUZA GUIMARÃES

Mestre em Ciências Sociais na PUC-SP, com MBA na FEA-USP, graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade Mackenzie e especialização em Marketing Digital pela Kellogg School of Management.
Executivo com mais de 20 anos de experiência atuando nas áreas de Marketing, CRM, Growth, Data Analytics e Customer Insights, com passagens pelas principais empresas dos segmentos de Varejo, Serviços Financeiros, Tecnologia e Farma, entre elas: Credicard, Itaú, Santander, Serasa Experian, Novartis, Oracle, GPA e Pernambucanas.


Conheça também...