O ETERNO DESAFIO DA REPUTAÇÃO DE MARCAS

Evento promovido pela professora Patrícia Gil e pelo Professor Renato Mader, ambos do curso CP, trouxe especialistas sobre o tema para conversar com os estudantes em 5 de outubro de 2023

Maristela Mafei, empreendedora Endeavor, fundadora do Grupo Máquina PR e uma das maiores especialistas em crises de reputação no Brasil.

Os jornalistas Maurício Esposito e Neuza Sanches falaram sobre crises de imagem emblemáticas no Brasil. Maurício relatou os desafios de gerenciar o caso da revolta de trabalhadores na construção da Usina de Jirau (RO), em 2011, com 20 mil desalojados e a completa destruição do canteiro de obras em plena Amazônia. Na ocasião, ele liderava a comunicação corporativa da construtora Camargo Corrêa. Já Neuza Sanches é colunista da revista Veja, ex-diretora e CMO de bancos como JP Morgan, BTG Pactual e Mirabeau, além da empresa de tecnologia Cisco. Ela relatou o caso da incrível reviravolta do BTG Pactual após a prisão de seu principal sócio e CEO, André Esteves, em 2015.

Daélcio Freitas, ex-diretor de comunicação de uma das empresas da Odebrecht, relatou os desafios de gerenciamento de crise durante a Operação Lava Jato e que redundou na completa transformação do grupo. Ele dividiu as atenções com Patrícia Marins, que participou on-line, e é atualmente uma das grandes líderes de gestão de reputação e crise no Brasil. Além de dividir com os estudantes sua incrível experiência à frente desses casos, Patrícia e colegas trouxeram dados e insights valiosos sobre a atuação dos comitês de crise e sobre a preparação de empresas e executivos para enfrentar momentos adversos. Marins é sócia da In Press Porter Novelli, além de fundadora e sócia da Oficina Consultoria. Ela lançou este mês a obra “Muito Além do Media Training”, em coautoria com Miriam Moura, resultado de 20 anos de experiências em gestão de comunicação corporativa.

Conheça também...