LABs – Laboratórios Permanentes de Softwares Gráficos

Projeto construído pelo curso de Publicidade e Proaganda para a Graduação São Paulo, desde 2019, oferece aulas gratuitas de softwares na modalidade à distância e nos laboratórios de informática da faculdade para alunos de todos os semestres e cursos.

Possui o objetivo de habilitar complementarmente os alunos no uso de técnicas e ferramentas de design gráfico e edição de vídeo para criação e produção de conteúdo digital, criação e finalização de peças de comunicação visual para meios gráficos, ambientes digitais e vídeos para web.

Comandados pelo Prof. Alexandre Braga e supervisionado pela Profa. Maria Matuck, na edição 2020-2 reuniu mais de 100 estudantes de todos os cursos da ESPM-SP.

Atualmente, o mercado de trabalho de comunicação tem exigido essa competência, mesmo daqueles profissionais que não atuam diretamente nas áreas de criação, design ou produção. Um exemplo bem representativo desse atual cenário pode ser percebido em uma matéria do jornal Meio & Mensagem de 8 de janeiro de 2020, que apontava as 15 profissões mais promissoras para 2020, segundo um levantamento do Linkedin. A que ocupa a primeira posição é Gestor de Mídias Sociais e em décimo segundo lugar a profissão de Assistente de Mídias Sociais. A matéria destaca que para o desempenho nas duas profissões é exigido o domínio de ferramentas como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, conforme link a seguir: http://bit.ly/2Qzu9rl

Os Laboratórios Permanentes de Softwares Gráficos ofereceram as seguintes experiências e capacitações:

LAB  Software

Competência

1 Adobe Photoshop Selecionar e transformar partes da imagem.

Mesclar imagens com layers e masks.

Edição, manipulação e ajustes de imagem, cores RGB e CMYK. Retoques e correções de imagens.

Preparação de imagens para impressão e mídias digitais.

2 Adobe Illustrator Vetorizar imagens de variados formatos

utilizando as ferramentas Curva de Bézier, Pathfinder e image tracing. Produção de layouts com uso de ferramentas de cor, formas, transformação dos elementos visuais e edição de texto.

3 Adobe Premiere Edição de vídeo.  Edição de trilhas de áudio e vídeo, corte e montagem na linha do tempo do software.
4 Adobe Portfólio Criação de portfólio digital.

Produzir apresentações do portfolio de trabalhos em plataformas digitais.

5 Adobe XD Oficina de Prototipagem Digital em Adobe XD.

Prototipagem em baixa e média fidelidade, interação com usuário e interface entre Adobe XD e outros softwares do pacote Adobe.

Prototipagem de produtos com intuito de validar ideias e realizar testes com usuários.

6 Adobe Dreamweaver Linguagem de marcação em HTML. Estilos de página HTML com CSS. Desenvolvimento de sites que se adaptem a diferentes formatos de dispositivos. CSS para Design Responsivo.

7 Adobe InDesign

Diagramação de páginas de forma eficiente, utilizando as ferramentas para agilizar os processos de editoração eletrônica.

Editoração e Diagramação: Frames de texto, imagem, textos em contorno, páginas-mes

Maratona de Criação ESPM

Uma pequena história. A Maratona de Criação ESPM é o principal evento da área de criação e produção do curso de Comunicação e Publicidade

Maratona de Criação 2024