Em maio e junho de 2024, os estudantes do 1SEM encararam o desafio de ensinar os consumidores a ajudar os autistas assistidos pela AMA – Associação de Amigos do Autista, sem colocar a mão no bolso. O projeto envolveu 9 turmas, cerca de 450 estudantes, e os profissionais da AMA transmitiram o briefing e assistiram às apresentações do Short-List por zoom.
O Job: criar estratégias e peças para divulgar/ensinar os consumidores a eleger a AMA como beneficiária do imposto referente a compras feitas utilizando o CPF, através do site da Nota Fiscal Paulista. Um dos itens do briefing era informar que enquanto o retorno do imposto (cash-back) para as pessoas físicas é pequeno, quando o consumidor elege uma ONG para a doação, o valor é bem maior, como se pode se ver na imagem da direita.
Depois do briefing recebido, os grupos foram criados e cada professor orientou seus alunos. As apresentações foram feitas em sala de aula, e em seguida, os professores escolheram o melhor trabalho de cada turma. Os 9 trabalhos finalistas foram apresentados para a AMA no dia 25-06-2024.
Conheça o Short-list
Turma 1A – Prof. Henrique Sobral
O trabalho eleito é composto por um vídeo didático e instigante, que fazia o consumidor refletir sobre o ato de doar, mostrava através de um cronômetro o tempo que se gasta fazendo o cadastro no site da Nota Fiscal Paulsta e encerrava com o comando: “Pare de Procrastinar, as urgências não podem esperar.“
Assista ao vídeo aqui:
https://drive.google.com/file/d/12BQWRrq9fZpLn30yuTEvFnjmjD6upIrb/view
Turma 1B – Prof. Thomaz Garcia Pedro
O trabalho escolhido é composto por um vídeo irreverente que mostra a surpresa das pessoas quando alguém pede CPF na nota e em seguida ensina o passo-a-passo para cadastrar a AMA no site da Nota Fiscal Paulista.
Assista ao vídeo aqui:
https://drive.google.com/file/d/1qd70eI_vWEiSAwJ6Zy-A21E9UwxmvG7y/view
1C – Prof. Thomaz Garcia Pedro
Com o conceito “AMA ama como você ama“, o trabalho escolhido focou no instinto materno para sensibilizar as pessoas a doarem. A materialização da ideia seria um evento promovido na ESPM com influenciadores e mães.
1D – Prof. Leopoldo Augusto Leal
O trabalho escolhido usou o duplo sentido da frase “quem precisa, tem pressa” e fez a ligação entre a pressa no momento da compra em supermercado e a pressa que os portadores de autismo têm de receberem ajuda. O conceito foi materializado na instalação de um Caixa Solidário em supermercados, com atendimento mais rápido, para quem é doador da nota fiscal Paulista.
1E – Prof. Lucas Procopio Tolotti
O grupo aproveitou uma das paixões do brasileiro, o futebol, para fazer uma campanha descontraída com o tema “Doa, torcedor, doa”, materializada em posts para instagram e vídeo com direito à locução do narrador profissional Heverton Guimarães.
Assita ao vídeo aqui:
https://www.youtube.com/shorts/3HccYl2M3yk
1F – Prof. Lucas Procopio Tolotti
O trabalho escolhido trouxe personagens históricos e seus grandes feitos para a humanidade, lembrando que se eles tivessem procrastinado a humaninade teria perdido muito. O call to action completa o entendimento da peça: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Eleja a ONG AMA na Nota Fiscal Paulista e faça a diferença agora.
1G – Prof. Lucas Procopio Tolotti
O grupo escolhido usou a irreverência alinhada a uma técnica bastante utilizada na publicidade: a criação de um mascote! Com o tema “Bota na Nota”, o grupo produziu um vídeo com clima de suspense em que um personagem usando bota anda pelos supermercados verificando quem pede Nota Fiscal Paulista.
1H – Prof. Fabio Augusto Rodrigues Pereira
O grupo escolhido usou uma estratégia bastante eficiente: lembrar às pessoas que basta aproveitar um momento de pausa para acessar o site da Nota Fiscal Paulista e escolher a AMA para receber os créditos. Para materializar esse insight, o grupo recomendou uma collab com a marca Kit Kat e fez a paráfrase: Have a break e faça a diferença. Para materializar a ideia, o grupo propôs peças para várias mídias.
1I – Prof. Thomaz Garcia Pedro
O grupo escolhido recomendou um evento para incentivar as pessoas a fazer o cadastro no site da Nota Fiscal Paulista. Seria uma exposição de trabalhos feitos pelos assistidos da AMA na Casa das Rosas.
Depois das apresentações, a AMA não escolheu apenas um trabalho. Pelo contrário, ficou interessada em produzir todos eles, prontificando-se a entrar em contato com os grupos para os próximos passos, sem a intermediação da ESPM, procedimento de praxe e que consta no briefing: