Aberto e gratuito a todas alunas & alunos regularmente matriculados em todos os cursos de graduação, todos os semestres e todas as unidades ESPM (para os laboratórios oferecidos também através do zoom). Não é necessário se inscrever, basta ir ao primeiro encontro de cada lab. Para obtenção de certificado e horas ACOM será necessário o comparecimento a 80% das aulas do respectivo Lab.
Grade 2024-1
Saiba mais sobre os LABS:
Adobe Photoshop
Adobe Photoshop https://espm.zoom.us/j/93932507784
Observação importante: o estudante deve optar entre assistir presencialmente ou pelo zoom, assim que o curso iniciar e não poderá mudar.
Competências: Selecionar e transformar partes da imagem. Mesclar imagens com layers e masks. Edição, manipulação e ajustes de imagem, cores RGB e CMYK. Retoques e correções de imagens. Preparação de imagens para impressão e mídias digitais. Composição de imagens com layers, ajuste de cor e retoques
Objetivos: Mesclar imagens com layers e masks, ajustes avançados de cor e tonalidade. Ajuste e manipulação de imagens
Feedback: Preparação de imagens para publicação em mídia impressa e digital
Layouts para redes sociais e mídia impressa
Aula 01 – Ferramentas de seleção, marquee, laço e seleção
Aula 02 – Layers – composição e máscara
Aula 03 – Transformação de imagens
Aula 04 – Histograma – Ajuste de cor e brilho
Aula 05 – Ajustes Gerais
Aula 06 – Retoques
Adobe Illustrator
Adobe Illustrator https://espm.zoom.us/j/92943265003
Observação importante: o estudante deve optar entre assistir presencialmente ou pelo zoom, assim que o curso iniciar e não poderá mudar.
Competências: Vetorizar imagens de variados formatos utilizando as ferramentas Curva de Bézier, Pathfinder e image tracing. Produção de layouts com uso de ferramentas de cor, formas, transformação dos elementos visuais e edição de texto. Ferramentas avançadas de vetorização, pathfinder. Filtros, efeitos de imagens e texto.
Objetivos: Ilustrar imagens e produção de cartazes para uso em projetos de comunicação visual Produção de material impresso e digital com ferramentas vetoriais
Feed-back: Logotipos e ícones vetorizados Folders, Flyers e cartazes impressos e digitais
Aula 01 – Artboards, Layers, alinhamento
Aula 02 – Shapes, vetores e ferramenta caneta
Aula 03 – Shapes e Pathfinder
Aula 04 – Cores, Swatches, strokes, degradê
Aula 05 – Efeitos e Aparência
Aula 06 – Imagem e Texto
Adobe Portfólio
Competências: Criação de portfólio digital. Produzir apresentações do portfólio de trabalhos em plataformas digitais.
Objetivos: Produzir apresentações do portfolio de trabalhos em plataformas digitais
Conhecer as ferramentas de organização e produção de portfolio digital
Feed-back: Publicação de um portfolio digital
Aula 01 – Funções principais do programa
Aula 02 – Integração Behance – Adobe Portfólio – Readymag
Adobe Premiere
https://espm.zoom.us/j/96328947820
Competências: Edição de vídeo. Edição de trilhas de áudio e vídeo, corte e montagem na linha do tempo do software.
Objetivo: Editar e finalizar vídeos digitais para publicação em mídias digitais
Feedback: Edição e montagem de clipes e vídeos curtos
Aula 01 – Interface do Software e principais funções
Aula 02 – Importando diferentes formatos de vídeo e assets
Aula 03 – Edição cortes e montagens
Aula 04 – Ferramentas Complementares de Edição
Aula 05 – Trabalhando com imagens e b-rolls
Aula 06 – Edição de áudio
Aula 07 – Trabalhando com efeitos visuais
Aula 08 – Exportando Arquivos
Veja abaixo os CP_Labs que já foram oferecidos. Se tiver interesse em algum Lab que não esteja na grade do semestre atual, escreva para [email protected]
Lab Stopmotion
Técnicas de produção de animação em publicidade, digital e áudio visual por meio de práticas em estúdio e laboratório de informática. Ferramentas de desenvolvimento para conteúdo animado publicitário. Utilização do pacote Adobe de Softwares (Audition e première)
Objetivos Gerais:
Conhecer os diferentes gêneros, estéticas e formatos de animação do mercado audiovisual. Aplicar as técnicas e ferramentas de produção, captação e edição de áudio e vídeo para criação de conteúdo, finalização e veiculação de peças animadas em ambientes digitais e vídeos para web, rádio e TV para publicidade.
Objetivos Específicos:
O estudante terá a oportunidade de desenvolver as seguintes competências:
- Reconhecer estéticas de animação
- Conhecimento de repertório de criadores para trabalhos autorais e publicitários.
- No universo publicitário – técnicas, conceitos e aplicações de busca, adequação e aderência.
- Construção de roteiro
- Técnica de storyboard
- Captação de imagens em stopmotion, pixilation ou animação em diferentes técnicas de desenho
- Criação de áudios para animação
- A voz do personagem
- Trilha sonora para animação
- Introdução ao Sound design.
- Construir storytelling com objetos inanimados.
- Captação e aplicação de Foley para animação.
- Reforço e cobertura sonora.
- Reconhecer e produzir peças publicitárias animadas em seus diferentes gêneros e segmentos midiáticos.
- Aprender a utilizar os conceitos básicos de softwares do pacote Adobe (Audition e première) para produção visual e sonora, compreendendo diferenças entre formatos e resoluções.
-Gerenciar os softwares de portfolio (como por exemplo readymag, behance ou adobe portfolio) para organizar e apresentar seus trabalhos em plataformas digitais.
Conteúdo Programático:
- Características, gêneros e estilos de animação
- Animação artística
- Animação publicitária
- Grandes criadores mundiais e brasileiros na publicidade
- Conceitos, estéticas e técnicas de animação
- Captação de imagem para animação
- Gravação de locuções para animação
- Trilha sonora e animação
- Conceitos de paisagem sonora
- Princípios de luz e sombra
- Captação de animação em estúdio, pixilation, mesa de fundo infinito e mesa de luz
- Técnicas de edição de som e montagem
- Técnicas de efeitos sonoros
- Criação de portfólio digital
- Veiculação
Recursos pedagógicos:
– Aulas práticas
– Uso de softwares pertinentes
_ Orientação de bibliografia
_ Orientação para trabalhos individuais.
Produção e Edição de Áudio
Técnicas de produção sonora, digital e áudio visual por meio de práticas em laboratório de informática. Ferramentas de desenvolvimento para conteúdo sonoro publicitário. Utilização do pacote Adobe de Softwares (Audition)
Objetivos Gerais:
Conhecer os diferentes gêneros e estéticas dos formatos de áudio do mercado. Aplicar as técnicas e ferramentas de produção e edição de áudio para criação e produção de conteúdo, finalização e veiculação de peças sonoras em ambientes digitais e vídeos para web, rádio e TV.
Objetivos Específicos:
O estudante terá a oportunidade de desenvolver as seguintes competências:
- Trilhas sonoras: busca, adequação e aderência.
- Gravação de locuções, diálogos e assinaturas
- Desenvolver a percepção auditiva.
- Construir storytelling apenas com sons.
- Sonorizar peças audiovisuais
- Captação e aplicação de Foley para audiovisual
- Reconhecer e produzir peças publicitárias sonoras em seus diferentes gêneros e segmentos midiáticos.
- Utilizar softwares do pacote Adobe e softwares livres (Audition, Audacity) para produção sonora, compreendendo diferenças entre formatos e resoluções.
-Gerenciar os softwares de portfolio (como por exemplo readymag, behance ou adobe portfolio) para organizar e apresentar seus trabalhos em plataformas digitais.
-Ampliar o conhecimento na área musical, tecnológica e estética sonora. - Veiculação
Conteúdo Programático:
- Características do som: timbre, ataque, duração, intensidade, volume e intenção de fala.
- Conceitos de músicas instrumentais e vocais.
- Gravação de locuções
- Princípios de acústica
- Exposição dos diferentes gêneros musicais
- Conceitos de paisagem sonora
- Princípios de microfonagem
- Captação de som com microfones básicos e celulares
- Técnicas de edição de som e montagem
- Técnicas de efeitos sonoros
- Técnicas de limpeza de ruídos.
Programação de conteúdos:
Aula 1 – Características do som: timbre, ataque, duração, intensidade, volume e intenção de fala. Conceitos de músicas instrumentais e vocais.
Aula 2- Gravação de locuções. Princípios de acústica. Consultoria 1 de desenvolvimento de projeto
Aula 3 – Exposição dos diferentes gêneros musicais. Conceitos de paisagem sonora. Consultoria 2 de desenvolvimento de projeto
Aula 4 – Princípios de microfonagem. Captação de som com microfones básicos e celulares. Consultoria 3 de desenvolvimento de projeto
Aula 5 – Técnicas de edição de som e montagem. Técnicas de efeitos sonoros. Consultoria 4 de desenvolvimento de projeto
Aula 6 – Técnicas de limpeza de ruídos. Apresentação dos projetos.
Modelagem 3D
Criando mundos digitais tridimensionais. O Lab terá 6 aulas e vai cobrir as principais etapas do workflow utilizado pela indústria na produção de peças digitais interativas, tais como, experiências de realidade aumentada, realidade virtual, cenários digitais para eventos e shows, metaversos e videogames. Ao final, alguns trabalhos serão produzidos nas impressoras 3D que ficam no Creative Lab.
Programação
Venha aprender sobre as tecnologias digitais e entender o funcionamento da Internet neste curso básico sobre as linguagens HTML, CSS e JavaScript usada para programar sites. Conteúdo do curso: Redes e Internet, Sites – linguagem HTML 1, HTML 2, Folhas de Estilo – CSS e JavaScript
Adobe Dreamweaver
Adobe Indesign
Adobe Substance 3D Painter
After Efects
Blender 3D
Power BI – Tableau
Programação