CP_Labs

Aberto e gratuito a todas alunas & alunos regularmente matriculados em todos os cursos de graduação, todos os semestres e todas as unidades ESPM (para os laboratórios oferecidos também através do zoom). Não é necessário se inscrever, basta ir ao primeiro encontro de cada lab. Para obtenção de certificado e horas ACOM será necessário o comparecimento a 80% das aulas do respectivo Lab.

Grade 2024-1

Saiba mais sobre os LABS:


Adobe Photoshop

Adobe Photoshop https://espm.zoom.us/j/93932507784
Observação importante: o estudante deve optar entre assistir presencialmente ou pelo zoom, assim que o curso iniciar e não poderá mudar.

Competências: Selecionar e transformar partes da imagem. Mesclar imagens com layers e masks. Edição, manipulação e ajustes de imagem, cores RGB e CMYK. Retoques e correções de imagens. Preparação de imagens para impressão e mídias digitais. Composição de imagens com layers, ajuste de cor e retoques
Objetivos: Mesclar imagens com layers e masks, ajustes avançados de cor e tonalidade. Ajuste e manipulação de imagens
Feedback: Preparação de imagens para publicação em mídia impressa e digital
Layouts para redes sociais e mídia impressa

Aula 01 – Ferramentas de seleção, marquee, laço e seleção
Aula 02 – Layers – composição e máscara
Aula 03 – Transformação de imagens
Aula 04 – Histograma – Ajuste de cor e brilho
Aula 05 – Ajustes Gerais
Aula 06 – Retoques


Adobe Illustrator

Adobe Illustrator https://espm.zoom.us/j/92943265003
Observação importante: o estudante deve optar entre assistir presencialmente ou pelo zoom, assim que o curso iniciar e não poderá mudar.

Competências: Vetorizar imagens de variados formatos utilizando as ferramentas Curva de Bézier, Pathfinder e image tracing. Produção de layouts com uso de ferramentas de cor, formas, transformação dos elementos visuais e edição de texto. Ferramentas avançadas de vetorização, pathfinder. Filtros, efeitos de imagens e texto.
Objetivos: Ilustrar imagens e produção de cartazes para uso em projetos de comunicação visual Produção de material impresso e digital com ferramentas vetoriais
Feed-back: Logotipos e ícones vetorizados Folders, Flyers e cartazes impressos e digitais

Aula 01 – Artboards, Layers, alinhamento
Aula 02 – Shapes, vetores e ferramenta caneta
Aula 03 – Shapes e Pathfinder
Aula 04 – Cores, Swatches, strokes, degradê
Aula 05 – Efeitos e Aparência
Aula 06 – Imagem e Texto


Adobe Portfólio

Competências: Criação de portfólio digital. Produzir apresentações do portfólio de trabalhos em plataformas digitais.
Objetivos: Produzir apresentações do portfolio de trabalhos em plataformas digitais
Conhecer as ferramentas de organização e produção de portfolio digital
Feed-back: Publicação de um portfolio digital

Aula 01 – Funções principais do programa
Aula 02 – Integração Behance – Adobe Portfólio – Readymag


Adobe Premiere

https://espm.zoom.us/j/96328947820


Competências: Edição de vídeo.  Edição de trilhas de áudio e vídeo, corte e montagem na linha do tempo do software.
Objetivo: Editar e finalizar vídeos digitais para publicação em mídias digitais
Feedback: Edição e montagem de clipes e vídeos curtos
Aula 01 – Interface do Software e principais funções
Aula 02 – Importando diferentes formatos de vídeo e assets
Aula 03 – Edição cortes e montagens
Aula 04 – Ferramentas Complementares de Edição
Aula 05 – Trabalhando com imagens e b-rolls
Aula 06 – Edição de áudio
Aula 07 – Trabalhando com efeitos visuais
Aula 08 – Exportando Arquivos


Veja abaixo os CP_Labs que já foram oferecidos. Se tiver interesse em algum Lab que não esteja na grade do semestre atual, escreva para [email protected]


Lab Stopmotion
Técnicas de produção de animação em publicidade, digital e áudio visual por meio de práticas em estúdio e laboratório de informática. Ferramentas de desenvolvimento para conteúdo animado publicitário. Utilização do pacote Adobe de Softwares (Audition e première)

Objetivos Gerais:
Conhecer os diferentes gêneros, estéticas e formatos de animação do mercado audiovisual. Aplicar as técnicas e ferramentas de produção, captação e edição de áudio e vídeo para criação de conteúdo, finalização e veiculação de peças animadas em ambientes digitais e vídeos para web, rádio e TV para publicidade.
Objetivos Específicos:
O estudante terá a oportunidade de desenvolver as seguintes competências:

  • Reconhecer estéticas de animação
  • Conhecimento de repertório de criadores para trabalhos autorais e publicitários.
  • No universo publicitário – técnicas, conceitos e aplicações de busca, adequação e aderência.
  • Construção de roteiro
  • Técnica de storyboard
  • Captação de imagens em stopmotion, pixilation ou animação em diferentes técnicas de desenho
  • Criação de áudios para animação
  • A voz do personagem
  • Trilha sonora para animação
  • Introdução ao Sound design.
  • Construir storytelling com objetos inanimados.
  • Captação e aplicação de Foley para animação.
  • Reforço e cobertura sonora.
  • Reconhecer e produzir peças publicitárias animadas em seus diferentes gêneros e segmentos midiáticos.
  • Aprender a utilizar os conceitos básicos de softwares do pacote Adobe (Audition e première) para produção visual e sonora, compreendendo diferenças entre formatos e resoluções.
    -Gerenciar os softwares de portfolio (como por exemplo readymag, behance ou adobe portfolio) para organizar e apresentar seus trabalhos em plataformas digitais.

Conteúdo Programático:

  • Características, gêneros e estilos de animação
  • Animação artística
  • Animação publicitária
  • Grandes criadores mundiais e brasileiros na publicidade
  • Conceitos, estéticas e técnicas de animação
  • Captação de imagem para animação
  • Gravação de locuções para animação
  • Trilha sonora e animação
  • Conceitos de paisagem sonora
  • Princípios de luz e sombra
  • Captação de animação em estúdio, pixilation, mesa de fundo infinito e mesa de luz
  • Técnicas de edição de som e montagem
  • Técnicas de efeitos sonoros
  • Criação de portfólio digital
  • Veiculação

Recursos pedagógicos:

– Aulas práticas
– Uso de softwares pertinentes
_ Orientação de bibliografia
_ Orientação para trabalhos individuais.


Produção e Edição de Áudio
Técnicas de produção sonora, digital e áudio visual por meio de práticas em laboratório de informática. Ferramentas de desenvolvimento para conteúdo sonoro publicitário. Utilização do pacote Adobe de Softwares (Audition)

Objetivos Gerais:
Conhecer os diferentes gêneros e estéticas dos formatos de áudio do mercado. Aplicar as técnicas e ferramentas de produção e edição de áudio para criação e produção de conteúdo, finalização e veiculação de peças sonoras em ambientes digitais e vídeos para web, rádio e TV.
Objetivos Específicos:
O estudante terá a oportunidade de desenvolver as seguintes competências:

  • Trilhas sonoras: busca, adequação e aderência.
  • Gravação de locuções, diálogos e assinaturas
  • Desenvolver a percepção auditiva.
  • Construir storytelling apenas com sons.
  • Sonorizar peças audiovisuais
  • Captação e aplicação de Foley para audiovisual
  • Reconhecer e produzir peças publicitárias sonoras em seus diferentes gêneros e segmentos midiáticos.
  • Utilizar softwares do pacote Adobe e softwares livres (Audition, Audacity) para produção sonora, compreendendo diferenças entre formatos e resoluções.
    -Gerenciar os softwares de portfolio (como por exemplo readymag, behance ou adobe portfolio) para organizar e apresentar seus trabalhos em plataformas digitais.
    -Ampliar o conhecimento na área musical, tecnológica e estética sonora.
  • Veiculação

Conteúdo Programático:

  • Características do som: timbre, ataque, duração, intensidade, volume e intenção de fala.
  • Conceitos de músicas instrumentais e vocais.
  • Gravação de locuções
  • Princípios de acústica
  • Exposição dos diferentes gêneros musicais
  • Conceitos de paisagem sonora
  • Princípios de microfonagem
  • Captação de som com microfones básicos e celulares
  • Técnicas de edição de som e montagem
  • Técnicas de efeitos sonoros
  • Técnicas de limpeza de ruídos.

Programação de conteúdos:
Aula 1 – Características do som: timbre, ataque, duração, intensidade, volume e intenção de fala. Conceitos de músicas instrumentais e vocais.
Aula 2- Gravação de locuções. Princípios de acústica. Consultoria 1 de desenvolvimento de projeto
Aula 3 – Exposição dos diferentes gêneros musicais. Conceitos de paisagem sonora. Consultoria 2 de desenvolvimento de projeto
Aula 4 – Princípios de microfonagem. Captação de som com microfones básicos e celulares. Consultoria 3 de desenvolvimento de projeto
Aula 5 – Técnicas de edição de som e montagem. Técnicas de efeitos sonoros. Consultoria 4 de desenvolvimento de projeto
Aula 6 – Técnicas de limpeza de ruídos. Apresentação dos projetos.


Modelagem 3D
Criando mundos digitais tridimensionais. O Lab terá 6 aulas e vai cobrir as principais etapas do workflow utilizado pela indústria na produção de peças digitais interativas, tais como, experiências de realidade aumentada, realidade virtual, cenários digitais para eventos e shows, metaversos e videogames. Ao final, alguns trabalhos serão produzidos nas impressoras 3D que ficam no Creative Lab.


Programação
Venha aprender sobre as tecnologias digitais e entender o funcionamento da Internet neste curso básico sobre as linguagens HTML, CSS e JavaScript usada para programar sites. Conteúdo do curso: Redes e Internet, Sites – linguagem HTML 1, HTML 2, Folhas de Estilo – CSS e JavaScript


Adobe Dreamweaver
Adobe Indesign
Adobe Substance 3D Painter
After Efects
Blender 3D
Power BI – Tableau
Programação

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