30 anos do Arenas, núcleo do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM

No primeiro semestre de 2025, o Núcleo Arenas completou 30 anos de existência, marcando três décadas de formação prática, criatividade e conexões no mercado publicitário. Durante um evento especial, ex-alunos e participantes compartilharam suas experiências e aprendizados, destacando como o Arenas moldou suas carreiras e visões profissionais.

Renata, Gestora do Arenas, ressaltou que o Arenas valida tudo o que é aprendido em sala de aula, trazendo desafios reais e experiências com marcas consolidadas. “Tudo que vocês aprendem é validado pelo mercado. Aumenta network e prepara para os desafios profissionais”, afirmou. Em 2025. 1, projetos como Magalu, Pipoca Premium e Fórmula 1 ficaram em destaque.

A frase de Walt Disney, citada por Renata, resumiu o espírito do Arenas: “Gosto do impossível porque lá a concorrência é bem menor.” O evento celebrou não apenas os 30 anos de história, mas também a eternização de um legado que transforma alunos em profissionais preparados para o mercado.

Depoimentos de Quem Viveu o Arenas

Gustavo Andreta “Gus”

Atuou na agência África após passar pelo Arenas. Um de seus maiores aprendizados foi lidar com a ansiedade de adiantar um job em uma semana, sem público-alvo definido. “Quando lidamos com clientes reais, tudo é real. Temos que tirar o chapéu de aluno e vestir o de profissional”, destacou. O diferencial que Gustavo aprendeu durante sua trajetória no Arenas foi: “Descobrir suas habilidades e focar no que você ama desenvolver.”

Gustavo Andreta “Gus”

Atuou na agência África após passar pelo Arenas. Um de seus maiores aprendizados foi lidar com a ansiedade de adiantar um job em uma semana, sem público-alvo definido. “Quando lidamos com clientes reais, tudo é real. Temos que tirar o chapéu de aluno e vestir o de profissional”, destacou. O diferencial que Gustavo aprendeu durante sua trajetória no Arenas foi: “Descobrir suas habilidades e focar no que você ama desenvolver.”

Lucas Bundyra

Fundador da Basemaker, Lucas destacou a importância do “capricho na entrega”. Em um projeto do Arenas para o youtuber Celbit, que tinha como proposta realizar uma campanha para o lançamento de um jogo, sua equipe surpreendeu ao se vestir como os personagens e até mesmo levar um cachorro parecido com o jogo. “Quem ganha uma concorrência nem sempre tem a melhor estratégia, mas a melhor apresentação e storytelling”, disse. Para ele, o Arenas foi essencial para dar uma visão publicitária ao seu negócio.

Victor Saliba

Redator pleno na Disney, Victor afirmou que o Arenas foi sua “faculdade prática”, especialmente durante a pandemia, quando as experiências presenciais foram limitadas. Foi no Arenas que ele desenvolveu peças importantes para o seu portfólio e entendeu o ritmo do mercado de trabalho. Victor deixou um conselho para aqueles que também querem trabalhar na empresa dos sonhos ao sair do Arenas. “Busque com obsessão. Fui contratado porque queria muito.”

Veronica Petri

Estagiária de Consumer Insights na Unilever, Veronica destacou a importância dos dados e da pesquisa. “Tudo, até roteiros, precisa de base sólida”, explicou. O Arenas possibilitou que ela explorasse diferentes aspectos do mercado de trabalho, da área da criação à área da pesquisa. Ela também ressaltou o poder das conexões: “O Arenas é uma oportunidade única. Aproveitem para fazer jobs com excelência e, nas entrevistas, ter histórias incríveis para contar.”

Julia Fujita

Atualmente trabalha na Ambev, mas comenta que conseguiu seu primeiro estágio na agência Cross Network após realizar um projeto para eles via Arenas. Para Julia o Arenas “É toda a concentração da faculdade. Aprendemos tudo em pouco tempo.” Sendo o local em que ela aprendeu muito sobre o ritmo de trabalho de uma agência na prática. A trajetória profissional de Julia possibilitou que ela tivesse vivências diferentes no mercado publicitário, e para ela: “Na agência, a criatividade flui mais. Na empresa, você é o guardião da marca.”

Empreendedorismo e Conexões: A Segunda Parte do Evento

Carol Paiffer, empreendedora e educadora financeira, investidora participante do programa Shark Tank Brasil, falou sobre o poder das conexões e da validação de negócios. “Contra números não há argumentos”, afirmou, destacando a importância de basear decisões em dados. Ela também abordou gestão de times e saúde mental: “O mais importante hoje é investir em saúde preventiva.”

Carol Paiffer, empreendedora e educadora financeira, investidora participante do programa Shark Tank Brasil, falou sobre o poder das conexões e da validação de negócios. “Contra números não há argumentos”, afirmou, destacando a importância de basear decisões em dados. Ela também abordou gestão de times e saúde mental: “O mais importante hoje é investir em saúde preventiva.”

Carol ainda compartilhou sua visão sobre estratégia de expansão e redução de custos, enfatizando o papel das conexões para errar menos e potencializar resultados. Além disso, investir em autoconhecimento é essencial para conhecer suas próprias habilidades, o que possibilita montar um time que consiga compensar suas limitações. Para ela, “Montar um time diversificado fortalece qualquer negócio”, concluiu.

Iniciativas como esta, promovida pelo núcleo Arenas, mostram como o curso de Comunicação e Publicidade da ESPM tem meios para aproximar o que é ensinado dentro do ambiente acadêmico à realidade do mercado.

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