Labs Permanentes

Aberto e gratuito a todas alunas & alunos regularmente matriculados em todos os cursos de graduação, todos os semestres e todas as unidades ESPM (para os laboratórios oferecidos também através do zoom). Não é necessário se inscrever.

Objetivos Gerais dos laboratórios de softwares gráficos

Aplicar técnicas e ferramentas de design gráfico e edição de vídeo para criação e produção de conteúdo digital, criação e finalização de peças de comunicação visual para meios gráficos e ambientes digitais e vídeos para web.

Objetivos Específicos dos laboratórios de software gráficos

O estudante terá a oportunidade de desenvolver as seguintes competências:

-Utilizar softwares do pacote Adobe (Photoshop e Illustrator) para produção gráfica e digital, compreendendo diferenças entre formatos e resoluções de imagens.

-Utilizar software Adobe Premiere para edição de vídeos.

-Utilizar o Adobe Portfólio para organizar e apresentar seus trabalhos em plataformas digitais.

-Ampliar o conhecimento na área de tecnologia.

Conteúdo Programático dos laboratórios de software gráficos

-Técnicas de vetorização de imagens: Curva de Bézier, Pathfinder.

-Editoração e Diagramação: texto, imagem, composição visual.

-Edição, manipulação e ajustes de imagem, cores RGB e CMYK.

-Edição de vídeo

-Criação de portfólio digital

Ementa dos laboratórios de software gráficos

Técnicas de produção gráfica, digital e áudio visual por meio de práticas em laboratório de informática. Ferramentas de desenvolvimento para conteúdo digital e design gráfico. Utilização do pacote Adobe de Softwares (Photoshop, Illustrator, Premiere e Portfólio)

Recursos pedagógicos dos laboratórios de software gráficos

– Aulas práticas

– Uso de softwares pertinentes

– Vídeos de apoio pré-gravados

– Resolução de situações-problema (PBL)

Não há necessidade de inscrição, para participar compareça à primeira aula no Laboratório
C 509 ou nos links a seguir: https://espm.zoom.us/j/95461638619

Para obtenção de certificado será necessário o comparecimento a 80% das aulas.

Não há necessidade de inscrição, para participar compareça à primeira aula no Laboratório
C 509 ou nos links a seguir: https://espm.zoom.us/j/97642635473

Para obtenção de certificado será necessário o comparecimento a 80% das aulas.

Não há necessidade de inscrição, para participar compareça à primeira aula no Laboratório
C 509 ou nos links a seguir: https://espm.zoom.us/j/94743908719

Para obtenção de certificado será necessário o comparecimento a 80% das aulas.

Não há necessidade de inscrição, para participar compareça à primeira aula no Laboratório
C 509 ou nos links a seguir: https://espm.zoom.us/j/99626578160

Para obtenção de certificado será necessário o comparecimento a 80% das aulas.

Objetivos Específicos do Laboratório de Introdução à Programação

O estudante terá oportunidade de desenvolver as seguintes competências:

-Diferenciar tipos de elementos HTML e saber como utilizá-los em uma página web através do auxílio de uma ferramenta online.

-Aplicar formatação personalizada aos elementos HTML através de estruturas particulares da linguagem CSS.

-Acomodar elementos gráficos em dispositivos com telas de diferentes dimensões.

-Ampliar o conhecimento na área de tecnologia.

Conteúdo Programático do Laboratório de Introdução à Programação

-Elementos HTML dos tipos inlinee block

-Seletores CSS de elemento

-Seletores de classe CSS

-Atributos CSS de formatação de fundo, texto e espaçamento;

-Responsividadee framework Bootstrap

ATENÇÃO:

A formação de turmas para o LAB de Programação está sujeita ao interesse dos estudantes. Se você tem interesse por este LAB, envie uma mensagem para [email protected], com as seguintes informações: Nome completo. Curso. Preferência pelo primeiro ou segundo tempo da tarde.

Para obtenção de certificado será necessário o comparecimento a 80% das aulas.

ConteúdoAtividade associada
Elementos HTML básicos, sem formataçãoCriação de uma página com um currículo.
Elementos HTML básicos, sem formataçãoCriação de uma página com uma receita de bolo
Introdução à formatação básica via CSSDesenvolvimento de um pequeno site com 4 páginas indepentes
Introdução à formatação básica via CSSDesenvolvimento de um pequeno site com 4 páginas indepentes
Formatação via CSS e introdução ao conceito de responsividade (limitando o conteúdo em telas muito grandes, mas deixando confortável em telas pequenas, como celulares)Criação de uma página dividida em seções independentes, com cores e fundos diferenciados
Formatação via CSS e responsividadeEvolução da página com seções independentes para uma landing page simples
Formatação via CSS e responsividadeEvolução da página com seções independentes para uma landing page simples
Introdução ao framework Bootstrap e ao uso de layouts colunaresCriação de uma página simples com colunas
Formatação do estilo individual de colunasCriação de uma página simples com colunas estilizadas
Inserção de colunas independentes em páginas com mais de uma seçãoCriação de uma página dividida em seções independentes, cada seção com colunas independentes, com cores e fundos diferenciados

O curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-SP vem oferecendo, desde agosto de 2019, aulas gratuitas de software nos laboratórios de informática da faculdade para alunos de todos os semestres e cursos. A partir de agosto de 2021, aulas gratuitas de introdução à programação entraram no menu dos Labs.

Essa iniciativa, denominada Laboratórios Permanentes de Softwares Gráficos e Programação, visa oferecer aos alunos da escola uma formação complementar no uso de softwares de produção gráfica, edição de vídeo e introdução à programação. Os Labs têm como objetivo habilitar os alunos no uso de técnicas e ferramentas de design gráfico e edição de vídeo para criação e produção de conteúdo digital, criação e finalização de peças de comunicação visual para meios gráficos, ambientes digitais, vídeos para web, elementos HTML básicos, formatação básica via CSS, introdução ao framework Bootstrap e desenvolvimento de uma landing page simples.

O responsável pelas aulas de Softwares Gráficos, nesta e nas edições anteriores, é o Professor Dr. Alexandre Braga (http://lattes.cnpq.br/2620123422980018).

O responsável pelas aulas de Introdução a Programação é o Professor Me. Carlos Rafael Gimenes das Neves (http://lattes.cnpq.br/2601249960546013).

Atualmente, o mercado de trabalho de comunicação tem exigido domínio de softwares gráficos e programação, mesmo daqueles profissionais que não atuam diretamente nas áreas de criação, design, produção e ciência de dados. Um exemplo bem representativo desse atual cenário pode ser percebido em uma matéria do jornal Meio & Mensagem de 8 de janeiro de 2020, que apontava as 15 profissões mais promissoras para 2020, segundo um levantamento do Linkedin. A que ocupa a primeira posição é Gestor de Mídias Sociais e em décimo segundo lugar a profissão de Assistente de Mídias Sociais. A matéria destaca que para o desempenho nas duas profissões é exigido o domínio de ferramentas como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, conforme link a seguir: http://bit.ly/2Qzu9rl

LABSoftware/FerramentaCompetência 
1Adobe PhotoshopSelecionar e transformar partes da imagem. Mesclar imagens com layers e masks. Edição, manipulação e ajustes de imagem, cores RGB e CMYK. Retoques e correções de imagens. Preparação de imagens para impressão e mídias digitais.
2Adobe IllustratorVetorizar imagens de variados formatos utilizando as ferramentas Curva de Bézier, Pathfinder e image tracing. Produção de layouts com uso de ferramentas de cor, formas, transformação dos elementos visuais e edição de texto.
3Adobe PremiereEdição de vídeo.  Edição de trilhas de áudio e vídeo, corte e montagem na linha do tempo do software.
4Adobe PortfólioCriação de portfólio digital. Produzir apresentações do portfólio de trabalhos em plataformas digitais.
5Adobe XDOficina de Prototipagem Digital em Adobe XD. Prototipagem em baixa e média fidelidade, interação com usuário e interface entre Adobe XD e outros softwares do pacote Adobe. Prototipagem de produtos com intuito de validar ideias e realizar testes com usuários.
6Adobe DreamweaverLinguagem de marcação em HTML. Estilos de página HTML com CSS. Desenvolvimento de sites que se adaptem a diferentes formatos de dispositivos. CSS para Design Responsivo.
7Adobe InDesign  Diagramação de páginas de forma eficiente, utilizando as ferramentas para agilizar os processos de editoração eletrônica. Editoração e Diagramação: Frames de texto, imagem, textos em contorno, páginas-mestre.
8Introdução a ProgramaçãoElementos HTML básicos, formatação básica via CSS, introdução ao framework Bootstrap e desenvolvimento de uma landing page simples

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